A Bíblia fala que o cristão possui três inimigos: o mundo, a carne e o diabo. O mundo é a sociedade sem Deus, que propõe a felicidade por meio do pecado. A carne é a nossa natureza corrompida pelo pecado. Lutamos entre fazer a vontade de Deus e a nossa vontade. O diabo representa as forças espirituais do mal que estão sempre à nossa volta tentando nos afastar de Deus.
Em Êxodo 17.8-16 a Bíblia narra a batalha de Israel contra os amalequitas. Vamos aplicar o que aconteceu nesta batalha na nossa realidade espiritual, ou seja, a nossa luta contra as forças do mal.
Os amalequitas eram inimigos cruéis de Israel. Viviam fazendo emboscadas. Amaleque é um tipo de satanás e seus demônios que vivem em guerra contra nós para nos destruir! (João 10.10).
É preciso que lutemos. A batalha é inevitável. Quando o inimigo nos ataca precisamos resisti-lo. A luta espiritual não é uma opção, todo cristão está numa batalha. Você está na mira do inferno! Em Tiago 4.7 está escrito: sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Que armas utilizar? Lutamos com armas espirituais.
O texto de Êxodo 17 nos mostra que enquanto Josué foi lutar, Moisés foi orar. Precisamos usar a arma certa. Paulo fala de “armas espirituais em 2 Coríntios 10.3-5: “É claro que somos humanos, mas não lutamos por motivos humanos. As armas que usamos na nossa luta não são do mundo; são armas poderosas de Deus, capazes de destruir fortalezas. E assim destruímos ideias falsas e também todo orgulho humano que não deixa que as pessoas conheçam a Deus. Dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo. As armas que a Bíblia nos traz são a armadura de Deus (Efésios 6) e a oração. Hoje quero falar sobre a oração.
A batalha de Israel contra os amalequitas tinha o componente físico, ou seja, os soldados, as armas de guerra. Mas havia também o componente espiritual. O gesto de Moisés levantar e abaixar as mãos enquanto a batalha acontecia (Ex 17.11), significa orar e deixar de orar. Moisés orava e o povo de Deus prevalecia. Do contrário, perdia. A batalha acontecia no vale, mas três homens oravam no monte.
Mas você não precisa ficar assustado. Se você estiver em Cristo, utilizando a arma certa, você já é um vencedor. É uma batalha já vencida! O texto de Êxodo 17.13-16 nos informa que Josué venceu a batalha contra os amalequitas.
Por causa do sacrifício de Jesus Cristo por nós, toda obra de satanás foi destruída. Em Jesus Cristo temos garantida a nossa vitória sobre o mal. O mal está sob o controle de Deus. Jesus Cristo é a nossa bandeira! Ele á a nossa vitória! Paulo nos ensina em 1Co. 15.57: “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de Nosso Senhor Jesus Cristo”. E ainda: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” (Romanos 8.37).

*Pastor e missionário presbiteriano.