A Semana Estadual de Mobilização Contra a Leishmaniose Visceral, realizada em parceria da Vigilância Epidemiológica (VE) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), terminou na sexta-feira, 14. Diversas atividades foram realizadas como reforço às ações preventivas.
Houve distribuição de folhetos com orientações e limpezas de quintais em dois bairros da cidade, Santa Clara e Vera Cruz.
De acordo com a subchefe de informação, educação e comunicação da VE, Aline Andrade, a força tarefa da Vigilância, retirou dos quintais dos dois bairros, duas cargas de caminhões com lixo, objetos usados e até móveis velhos.
O objetivo da Semana, segundo Aline, foi orientar os moradores da necessidade de manterem os quintais limpos, livres de materiais orgânicos que se decompõem, como folhas, restos de alimentos e principalmente fezes de cachorros, onde o mosquito palha, transmissor da doença aos animais se prolifera.
Ela explica que a escolha dos dois bairros, onde a força-tarefa da VE, realizou a limpeza, ocorreu não por estarem mais suscetíveis à propagação do mosquito palha, mas porque o mesmo trabalho foi realizado em outros bairros da cidade e faz parte das ações de prevenção contra a doença no município.
A Semana constou ainda da entrega de boletins informativos nos supermercados, escolas e postos de saúde da região. “São atividades que a Vigilância Epidemiológica desenvolve durante todo o ano e foram intensificadas”, esclarece a subchefe.