Há três anos, a Associação São Francisco de Assis (Asfa), em Dracena, tem a missão de gerar e apoiar projetos sociais para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes economicamente carentes. Em 2012 a Associação ganhou casa nova e passou a atender em sede própria, localizada na rua Aécio de Feo Flora, no Jardim Brasilândia.
Segundo a assistente social da entidade, Jéssica Esteves de Almeida, a Asfa prioriza os atendimentos para crianças e adolescentes, de 5 a 15 anos do Jardim Brasilândia e bairros próximos, como o Santa Clara, Fioravante, São Francisco e Village.
Atualmente, conta com diversos cursos entre eles, o Projeto Vida, com atividades livres de segunda a sexta-feira, no período inverso da escola. Vinte e oito crianças participam da dança, futebol, momento de interação, atividades socioeducativas e reforço escolar.
O Projeto vem Dançar também é bem procurado pelos participantes. As alunas aprendem balé toda terça e quinta-feira e outra turma participa da dança estilo livre, também com aulas duas vezes na semana.
Já para os apaixonados pelo esporte, o Projeto Bola da Vez vem atendendo as expectativas dos participantes.
Para as aulas de futebol, cerca de 20 alunos participam das aulas duas vezes na semana. Outro esporte que requer muita ginga é a capoeira. São 15 alunos com aulas todos os sábados.
A Associação é mantida pela Matriz Nossa Senhora Aparecida e recebe recursos da venda de pães produzidos na laje da igreja, cuja comercialização se dá as quintas-feiras, além de ajudas do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e recursos do Conselho Municipal de Assistência Social.
O ginásio de esportes da Associação ainda abre as portas para outras parcerias, como é o caso do Cras (Centro de Referência de Assistência Social); projeto Viva a Vida; grupo de dança do Jori (Jogos Regionais do Idoso), e para as aulas de zumba que utilizam o local para atividades.
A Associação é atualmente presidida por Fátima Perfeito Campos Dancieri, tem como vice-presidente, Ana Angélica; os professores Karina Mendes (Projeto Vida); Bárbara Zanata (ballet); Aline (estilo livre); Bruno (futebol); Igor Gonçalves (capoeira); Isolina Pereira Lira (educadora social) e a assistente social, Jéssica Esteves de Almeida.
Na próxima segunda-feira, 10, os familiares das crianças que participam das atividades de balé na Associação São Francisco de Assis poderão conferir de perto uma aula aberta das 19h às 20h, no ginásio de esportes.
PÃES – Com muita dedicação, cerca de 30 voluntários se reúnem todas as quintas-feiras, por volta das 4h30, na laje da igreja Nossa Senhora Aparecida (Matriz) para começar a fazer os tradicionais pães. Cada um vai assumindo um lugar na cozinha da laje.
Há 14 anos se dedicando no preparo dos pães, em 2007 os voluntários decidiram reverter toda a renda adquirida exclusivamente a Associação São Francisco de Assis.
O consumidor tem a opção de encomendar ou ir até o local e escolher os produtos que são um mais apetitoso que o outro. São diversos pães doces e salgados.
SERVIÇO – Os interessados em comprar algum tipo de pão podem encomendar através do telefone (18) 3823-1681 ou ir até a laje da Matriz as quintas. As vendas começam a partir das 10 horas.