O Poder Judiciário dracenense homenageou na tarde de segunda-feira, 28, a memória do advogado Hélio Theresino da Silva. O ato aconteceu no salão do júri no Fórum, com a presença de familiares do decano dos advogados de Dracena e região, e marca a Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo). Tem por objetivo resgatar a memória e trajetória daqueles que ajudaram a construir o Poder Judiciário paulista.
O nome do homenageado foi apresentado com unanimidade por representantes do Judiciário local, Ministério Público e Advocacia ao juiz de direito Marcus Frazão Frota, diretor do Fórum e titular da 2ª Vara.
Participaram da homenagem o juiz Marcus Frazão Frota; Dorothy Mauad Silva – esposa do dr. Hélio Theresino; Elaine de Assis e Silva – filha do homenageado e promotora de Justiça em Presidente Prudente; Valdemir Ferreira Pavarina, genro e promotor de justiça – Presidente Prudente; Osvaldo Pestana, advogado, de Dracena; Marco Antônio Ribeiro Pietrucci, também advogado dracenense; Rufino Eduardo Galindo Campos – 2º promotor de Justiça; Margarete de Cássia Lopes, presidente da OAB local; Nilton Santos Paschoal, delegado seccional de polícia em exercício; Feres Cury Karam, delegado assistente – seccional de polícia; José Roberto Zarzur – secretário de Governo que representou o prefeito Pedretti; ainda o vereador Rodrigo Parra; além de advogados e funcionários do Fórum de Dracena.
Dr. Hélio faleceu aos 80 anos de idade, em fevereiro de 2010, na Santa Casa de Presidente Prudente. O corpo dele foi sepultado no cemitério municipal de Dracena. Teve uma brilhante carreira advocatícia e também como professor universitário, com destaque na faculdade de Direito de Tupã e posteriormente na faculdade de Direito do Centro de Ensino Superior de Dracena (Cesd), atual Rege Gonzaga de Ensino Superior (Reges). O prédio do Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão da Faculdade Reges recebeu o nome ‘Dr. Hélio Theresino da Silva’.