Ontem, 23, no começo da tarde, os atletas Pedro Henrique, conhecido pelo apelido de Pedrinho, que é cadeirante e João Henrique, o Johm, que é amputado do joelho até os pés, estiveram fazendo demonstrações em Dracena na Semana Move Brasil desenvolvido graças a uma parceria com o Sesc.
Eles vieram acompanhados de Gabriel Damasco, técnico de programação do Sesc São Paulo, Pablo Moya, orientador técnico e quem trouxe essa modalidade de esportes para deficientes no Brasil e Daniel Machado Yonashiro instrutor de atividades físicas do Sesc.
Gabriel afirmou que esses dois atletas são campeões nas modalidades que disputam na prática de skate na cadeira de rodas e de amputados que andam normalmente em cima do skate e no convencional. “Essa pratica mostra que o esporte é sem limitação e mostra a população que esporte é acessível a todos, crianças, adultos, pessoas com deficiência e idosos da importância de fazer atividade física”.
Eles disseram ao público presente que o objetivo da Semana Move Brasil é enfatizar a importância da pratica de atividade física e esportiva e agradeceram o secretário de Esportes Zeca pela parceria com o Sesc, divulgando o esporte de alguma maneira.
As demonstrações de manobras radicais foram assistidas por grupos de deficientes de Dracena, que foram agendados e puderam participar de oficinas sobre o esporte praticados por deficientes.
Pedro Henrique, que se tornou cadeirante desde os 22 anos por causa de um acidente de carro, afirmou que sempre gostou de esporte e que apesar das dificuldades foi se acostumando e sem deixar a depressão e a tristeza abater. “É importante agradecer a Deus por estar vivo”, resumiu ele ao público.
Já João Henrique, que desde os cinco anos é deficiente quando teve os pés amputados por causa de uma má formação, está no skate há cerca de sete anos, sendo considerado o 3º melhor do Brasil na modalidade por motivar as pessoas na pratica do esporte em skate adaptado e competindo com pessoas não deficientes. “É possível ser feliz sempre e a deficiência não atrapalha em nada. A nossa missão é mostrar que o esporte é importante a todos”, disse Pedrinho.
A Secretaria Municipal de Esportes contou neste evento, que ocorreu na Praça Arthur Pagnozzi, com o apoio dos atiradores do Tiro de Guerra comandados pelo tenente Moura, do Pena Júnior e de Messias Moura que ajudaram na parte de som e apresentação.