A Diretoria de Saúde de Panorama promoveu na manhã de ontem, 25, um passeio pelas ruas da cidade para reforçar a comunidade a importância da campanha nacional de conscientização da doação de órgãos e tecidos, e festejou a inclusão da panoramense Vitória Barbosa, 14, na lista de espera do Incor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de São Paulo para receber a doação dos pulmões.
O Dia Nacional da Campanha de Doação de Órgãos é lembrado todo dia 27 de setembro.
Participaram da caminhada algumas escolas municipais e salas de aula das escolas estaduais Dom Lúcio Antunes e João Brásio. Funcionários dos ESFs e do Centro de Saúde também estiveram na caminhada na manhã dessa sexta-feira.
Pela dificuldade de percorrer um longo trajeto andando, a estudante Vitória acompanhou o ato na carroceria de uma pick-up do Setor da Saúde.
“Essa caminhada significa muito pra mim, porque vejo a cidade unida. Fico muito feliz. Estou animada para seguir em frente”, comentou Vitória emocionada pelo carinho recebido do público.
Para o diretor municipal de Saúde, Ramires Custódio, setembro é marcado pela conscientização de doação de órgãos e, nada mais justo que mostrar a luta da Vitória à espera da doação dos novos pulmões.
Na próxima semana haverá atividades nas escolas da rede municipal relacionadas à campanha de doação de órgãos.
Enxugando as lágrimas, Andréia Santos Barbosa, mãe da Vitória, disse que recebeu a notícia da equipe médica do Incor na última quarta-feira, 23, sobre a inclusão do nome da filha na lista de pacientes a espera de doadores de órgãos compatíveis.
“Até o dia 18 de novembro preciso estar morando em São Paulo perto do Incor. Ela já está na fila. Todo pulmão que aparecer, e for compatível, ela poderá receber”, disse esperançosa.