A Casa Cultural de Capoeira Urucungo oô-ide comemora aniversário neste mês de setembro. Fundada em 17 de setembro, pelo professor Reinaldo, o grupo comemora seus 21 anos hoje.
O atual responsável pela Casa Cultural, mestre Ura, conta que no início aprendia a técnica “Capitães da areia” implantada em Adamantina na década de 1980. “De lá pra cá muita coisa mudou. E hoje, depois de 21 anos adaptamos a técnica livre, sempre seguindo os fundamentos da capoeira”, explica.
Ao longo destes 21 anos, mestre Ura conta que muitos praticantes passaram pela Urucungo oô-ide e vários deles se formaram, mas poucos “deram o devido valor ou se lembram dos mais velhos”, lamenta.
A Casa Cultural atualmente está registrada e possui sede própria e foram criadas graduações que levam as cores preta, vermelha, dourada e branca. Mestre Ura agradeceu o mestre Reinaldo pelos seus ensinamentos.
EVENTO EM CAIABU – A Casa Cultural participou no último dia 13 de um encontro interestadual na cidade de Caiabú. O evento foi organizado pelo anfitrião mestre Gelson.
Mestre Ura e seus alunos representaram Adamantina no evento que reuniu mais de 500 participantes entre capoeiristas e adeptos da arte.
Entre os mestres presentes, mestre Ura destaca os mestres Gelson, Onça, Jabá, Senzala, Portela, Binha, Roberto, Pena, Pestana, Pereira, Lobisomem, Caculé, Gordinho, Pé de pano, Chacha, Guerreiro, Frank, Menu, Miasaki, Forminha, Bebe, Branco, Pradella, Paulo, Zumbizinho, Dende, Corisco, entre outros.
Vários professores, monitores e formandos também se fez presente no evento, além da mestre Marcia da África e mais de 300 capoeiristas e adeptos da arte.
Mestre Ura agradeceu o prefeito Ivo Santos que possibilitou a participação do grupo no evento e também o prefeito de Caiabu pela acolhida.