Policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) estouraram uma base operacional de um esquema de distribuição de drogas de facções de São Paulo e Rio de Janeiro. A ação permitiu apreender 458 tijolos de cocaína. Um homem foi preso durante a operação, que aconteceu na madrugada de terça-feira (22), no Parque Novo Mundo, zona norte da Capital.
Segundo o diretor do Deic, delegado Emygdio Machado Neto, a apuração começou há dois meses e tinha como objetivo combater um esquema de distribuição de armas e drogas de um grupo criminoso. “A prisão, a apreensão desse tipo de droga e todo o esquema de distribuições indicam uma possível ligação com uma facção carioca”, disse.
O motivo é a aparente qualidade da cocaína apreendida, que possibilitaria a multiplicação em cinco vezes cada quilo. A ação foi desenvolvida por integrantes da 1ª Patrimônio (Delegacia de Investigações sobre Roubo e Latrocínio). As investigações indicaram que um imóvel na Rua Cabo Antônio Alves, no Parque Novo Mundo, funcionava como base do esquema. Na casa, os investigadores encontraram a cocaína e insumos utilizados na mistura.
Os policiais também apreenderam um Ford Fusion e um Volkswagen Fox usados para transportar os materiais. Os carros estavam equipados com compartimentos secretos para transportar o entorpecente sem levantar suspeitas.