A Secretaria da Educação definiu para 14 de novembro um megaencontro entre as escolas, pais e responsáveis da rede estadual de ensino. A proposta do Dia “E” é explicar o novo processo de reorganização, anunciado no último dia 23, e que prevê a ampliação do número de unidades de ciclo único em São Paulo. A data será uma boa oportunidade para tirar dúvidas, entender como serão feitas as transferências e quais escolas receberão alunos. A ação acontecerá de forma simultânea em todo o Estado.
O projeto elaborado pela Secretaria tem como objetivo oferecer às crianças e jovens matriculados no Ensino Fundamental e Médio um sistema de ensino mais adequado à faixa etária dos estudantes. Estudos e avalições educacionais apontam que escolas onde são oferecidos apenas um ciclo alcançam um rendimento 10% superior àquelas com três etapas. Hoje a Secretaria mantém 479 escolas com ciclo único. A expectativa é aumentar ainda mais.
O plano estabelece, porém, que a redistribuição dos alunos respeitará o limite de distância de 1,5km da residência (recurso já adotado pela Secretaria). Também serão preservados os módulos por sala: 30 para o ciclo I do Fundamental, 35 para o Ciclo 2 e 40 para o Ensino Médio. Já os documentos de identificação, históricos e avaliações escolares serão encaminhados às respectivas novas unidades.
“A participação de pais e responsáveis é fundamental para que esse processo de transição seja exitoso para todos os envolvidos. Por isso, a Secretaria adicionou ao calendário escolar uma data especial para ouvir a comunidade e explicar todos os pontos de dúvidas”, explica o secretário da Educação, Herman Voorwald.
ATUALIZAÇÃO DOS DADOS – Com o intuito de auxiliar as equipes na readequação de escolas mais próximas às residências dos alunos, a Secretaria deu início a uma ação para atualizar os dados de todos os matriculados da rede estadual. No endereço www.atualizeseusdados.educacao.sp.gov.br pais e estudantes poderão conferir as informações e, quando necessário, fazer as alterações.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo