Na noite de quarta-feira, 9, farmacêuticos da área da seccional de Adamantina participaram do 15° Encontro Paulista de Farmacêuticos realizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.
Durante o encontro foi abordado sobre as mudanças no funcionamento de farmácias e drogarias após a edição da lei n° 13.021, sancionada em agosto do ano passado, e iniciativas que vem ganhando força no setor, como a prescrição farmacêutica.
O encontro contou com a participação do presidente do CRF-SP, Pedro Menegasso.
“Viemos conversar com os profissionais e ouvir quais são os desafios da profissão e o que podemos melhorar. Também discutimos a implementação da lei 13.021/14 que foi aprovada no ano passado e que torna as farmácias em estabelecimento de saúde. Neste encontro discutimos com os farmacêuticos os problemas, as dificuldades que eles estão enfrentando e também queremos ouvir as críticas. Em resumo, é um debate para saber o que podemos fazer a mais”, disse Priscila Nogueira Camacho, diretora secretária geral do CRF.
De acordo com a diretora da seccional de Adamantina, Maria Lucia Tiveron Rodrigues, “A proximidade dos profissionais com o conselho é grandioso, em termos de perguntas, dúvidas e também da proximidade com os profissionais da região”, informou.
De acordo com Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF que falou no evento sobre a fiscalização que é realizada pelo Conselho. “Hoje nós demos muito mais importância ao papel clínico do farmacêutico, ou seja, ele atender o paciente e suprir as necessidades do paciente. Voltar o foco ao paciente e não só ao medicamento. Usamos o medicamento como instrumento para curar o paciente e essa é a forma que nós estamos trabalhando na fiscalização atualmente, ou seja, uma fiscalização orientativa para que o farmacêutico possa atender melhor com seus serviços e não só com os produtos que são seus medicamentos”, frisou ela.
O evento ocorreu no anfiteatro da Biblioteca Municipal e contou com a presença de cerca de 60 profissionais da região.