A primavera começa hoje, 23, e promete vir acompanhada de muito sol intenso, pelo menos nesta primeira semana, quando os termômetros chegam a 40°C.
O inverno deste ano foi o mais quente dos últimos nove anos, desde quando a estação climatológica do campus da Unesp de Dracena começou a registrar dados sobre a temperatura local, em 2006.
O dia mais quente da estação ocorreu ontem, 22, quando os termômetros marcaram 39.8°C, por volta das 16 horas, em Dracena. A mínima foi no dia 20 de agosto, com 10.4°C registrados. Os dados são da estação climatológica do campus da Unesp local, localizado as margens da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros.
Outro dado interessante apurado pela reportagem é que apesar de ter sido um inverno bem quente, também foi o mais chuvoso dos últimos seis anos, segundo a estação climatológica.
A estação acumulou 263,8 milímetros (mm), sendo este mês o mais chuvoso, quando foram registrados 144 mm. Em relação à chuva no período, este ano só fica atrás de 2009, quando foram registrados durante o inverno 315,2 mm.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão do tempo para a cidade hoje, 23, é de sol na maior parte do período, a mínima por volta de 25ºC e a máxima em 39ºC.
O nascer do sol está previsto para as 6h15 e o pôr do sol às 18h22. O índice ultravioleta segue muito alto, em 10, por isso, autoridades de saúde recomendam cuidados durante a exposição solar.
PRIMAVERA – A primavera se iniciará às 5h20 desta quarta-feira, 23, e se estenderá até a 1h48 do dia 22 de dezembro de 2015. Com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. Por ser caracterizada uma estação de transição entre o inverno frio e seco e o verão quente e úmido, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ou noite por vezes acompanhadas de descargas elétricas, ventos fortes e queda de granizo. Na região Sul ocorrem poucas alterações nos totais mensais de chuva, sendo o regime praticamente uniforme ao longo de todo o ano. Contudo, aumenta a ocorrência de raios e de “complexos convectivos de mesoescala”, sistemas que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos. No trimestre setembro, outubro e novembro, a maior parte da região Nordeste encontra-se na sua estação seca, exceto no sul dos estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia. No centro-sul da região Norte, o período chuvoso inicia-se nos meses de outubro e novembro, com o aumento gradativo de ocorrência de pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Na primavera, as temperaturas aumentam na maior parte do País. Contudo, eventuais entradas de massas de ar frio oriundas de latitudes mais altas, podem ainda provocar queda nas temperaturas especialmente no Sul e Sudeste no primeiro mês da estação. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, há pouca variação de temperatura ao longo do ano. (Com informações do Inpe)