A Secretaria Municipal de Saúde começou ontem, 14, a vacinar meninas de 9 a 11 anos contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). As adolescentes desta faixa etária tomaram a primeira dose da vacina no mês de março, portanto devem retornar a um posto para receber a segunda dose.
A vacina protege contra quatro subtipos de HPV, sendo dois responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, que é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Maria de Souza, é esperado que 799 meninas compareçam no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão) para receber a vacina, dentre essas, 254 correspondem a faixa etária dos 9 anos; 266 a população dos 10 anos e, 279 meninas de 11 anos.
No primeiro dia de vacinação para segunda dose, 12 meninas já haviam procurado o Centro de Saúde.
Jaqueline pede que os pais não deixem de levar suas filhas para tomar a vacina, devido à importância de proteção para o câncer no colo do útero.
No Brasil, até agosto, 2,5 milhões de meninas de 9 a 11 anos foram vacinadas contra HPV. Isso representa 50,9% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de adolescentes nesta faixa-etária. No ano passado, quando a vacina foi disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS), 101,8% do público estimado foi vacinado com a primeira dose, alcançando 5 milhões de meninas de 11 a 13 anos. Entretanto, só 3 milhões procuraram uma unidade de saúde para tomar a segunda dose, o que representa 60%, sendo que a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público–alvo.
SERVIÇO – A orientação é comparecer o quanto antes na Sala de Vacinação do Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão), das 7h às 15h, para receber a dose.
ESQUEMA VACINAL – A vacina contra HPV é indicada para adolescentes de 9 a 13 anos com três doses. Após a primeira dose, a menina deve receber a segunda seis meses depois, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Além do documento de identificação, o Ministério da Saúde recomenda que seja apresentado o cartão de vacinação.
Todas as meninas de 11 a 13 anos que só tomaram a primeira dose no ano passado também devem procurar um posto de saúde para tomar a segunda. Isso também vale para as meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14 e para aquelas que já tenham passado de um ano da primeira dose. Afinal, a proteção só é garantida com a aplicação das duas doses.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18, que são de alto risco para o desenvolvimento câncer do colo do útero. Estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos. (Com informações da Agência Saúde)