No último dia 28, no Centro Comunitário de Nova Guataporanga, foi realizada palestra sobre agricultura orgânica ministrada pelo engenheiro agrônomo, Fabiano Antônio Shimith, formado pela Faculdade de Agronomia de Bandeirantes (PR) e, diretor de Empresa Agronômica de São Jose do Rio Preto, que abordou sobre o plantio orgânico; conscientização do plantio orgânico; benefícios da utilização de produtos orgânicos, e, resultados de plantios orgânicos. Também foram discutidos a importância para o meio ambiente e para a saúde da população, destacando os principais produtos orgânicos que podem ser utilizados nas lavouras substituindo os produtos químicos, que são atualmente os mais utilizados e que causam grandes danos ao meio ambiente, mostrando desta forma, os bons resultados da utilização de orgânico para a lavoura.
O encontro foi endereçado aos produtores rurais, pequenos agricultares da Agricultura familiar, membros de associações rurais, representantes de setores públicos do meio ambiente, agentes políticos e outras autoridades.
O evento contou com representantes de Nova Guataporanga, São João do Pau D’Alho, Monte Castelo e Irapuru. O prefeito Luiz Carlos recepcionou os visitantes e comentou da importância da palestra para os produtores do município e da região, pois o palestrante demonstrou que os resultados da utilização de produtos orgânicos são tão bons quanto a utilização de insumos químicos na lavoura, quebrando o mito de que produtos orgânicos não dão bons resultados para os produtores, além da questão ambiental e de saúde pública.
O prefeito Manoel Pereira, de São João do Pau D’Alho, ressaltou também a realização desses eventos para os municípios onde boa parte da população vive da agricultura, frisando a importância da conscientização ambiental. O evento foi organizado pelos Setores de Meio ambiente dos munícipios de Nova Guataporanga e São João do Pau D’Alho.