Mesmo sem concluir a Unidade Básica de Atendimento (UBS) do jardim Brasil, o prefeito de Adamantina, Ivo Santos anunciou na manhã de ontem, 31, como forma de compensar os moradores daquele bairro, que está finalizando projeto para construção de um posto de saúde central na localidade. A promessa é que seja realizada, ainda, a entrega de medicamentos a domicílio e atendimento médico aos moradores do jardim Brasil e bairros adjacentes.
O prefeito mencionou que para construção da unidade de saúde seria utilizado recurso da compensação de créditos tributários por meio de uma empresa jurídica.
Atualmente a Justiça investiga o contrato entre a Prefeitura e a empresa e, por isso, determinou a suspensão do serviço. Ainda assim, o prefeito acredita que sejam recuperados R$ 10 milhões em tributos e disse que irá destinar R$ 1 milhão para construção da unidade.
O terreno fica ao lado da Casa do Trabalhador e foi indicado pela administração anterior para abrigar a Fatec (Faculdade de Tecnologia). A indicação não foi aceita pelo prefeito Ivo Santos quando ele assumiu a Prefeitura em 2013, e desde então outros terrenos foram indicados.
A atual proposta é de construir a Faculdade em um terreno particular localizado no prolongamento da avenida Rio Branco.
O Poder Executivo assinou projeto de lei que consiste em repassar o matadouro municipal ao proprietário do terreno e receber a área em troca.
Parte dos vereadores e da população, principalmente os moradores do jardim Brasil apóiam que a Fatec seja construída na área inicial, com a justificativa de que traria desenvolvimento para o bairro.
Em entrevista ao programa Voz da Cidade, da Rádio Joia, o prefeito disse que está em andamento o projeto para construção da unidade de saúde.
“A Fatec vai servir a 100 pessoas, pelo menos nesse primeiro ano, mas o posto de saúde vai ser construído lá com a finalidade de ser atendida toda a população de Adamantina e região”, afirmou.
Há algumas semanas, ele havia se reunido com a câmara para ouvir a proposta dos vereadores.
Com o posicionamento do prefeito fica claro que ele não é favorável a construção da Fatec em sua área oficial.