O prefeito Osvaldo Benetti se reuniu com os servidores municipais na tarde da última quinta-feira, 10, a pedido do Sindicato dos Servidores Municipais, através do presidente Nelson de Oliveira, para discutir a crise financeira que o município de Tupi Paulista vem enfrentando nos últimos meses.
A reunião, que ocorreu nas dependências do Teatro Municipal, contou com a participação de cerca de 100 funcionários públicos.
De acordo com o assessor de imprensa da Prefeitura, Ricardo Reis, Osvaldo Benetti deu explicações sobre o atraso na folha de pagamento dos funcionários, a diminuição do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) que vem comprometendo em manter em dia também o pagamento dos prestadores de serviços e fornecedores, e as medidas rígidas adotadas pela administração para conter os gastos.
“Apesar de não estarem satisfeitos, os servidores acabaram entendendo toda a situação”, avaliou Reis. Ele afirmou ainda que a Prefeitura está pagando primeiro os salários menores, como os braçais para após pagar os valores maiores.
Na semana passada, o prefeito anunciou o corte nas secretarias, na qual manterá somente quatro secretarias, sendo: Saúde, Obras, Educação e Financeiro, as demais permaneceriam apenas as diretorias, como é o caso da Agricultura, Assistência Social, Assuntos Jurídicos, Governo e Planejamento.
A partir de 1° de outubro, os secretários serão exonerados do cargo, na qual passarão a ser diretores.
O chefe do Executivo municipal demitiu recentemente 15 funcionários contratados e também de cargos comissionados.
Benetti pontuou que a expectativa é reduzir R$ 200 mil por mês, após tomar a decisão dos cortes.