A Amigos do Guri – organização social que faz a gestão do Projeto Guri no interior e litoral do estado de São Paulo – oferece uma oportunidade inédita para o desenvolvimento da prática musical de jovens entre 18 e 25 anos: o Musicians and Organizers Volunteer Exchange (MOVE), programa de intercâmbio internacional criado pela JM Norway, membro da JMI – Jeunesses Musicales International (associação sediada na Bélgica que reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países), em parceria com a instituição musical Music Crossroads do Malawi e de Moçambique.
Serão enviados em janeiro de 2016, quatro músicos escolhidos pela Amigos do Guri: dois para Noruega e dois para o Malawi, onde ficarão por seis meses, participando de diversas atividades musicais, sociais e culturais, como workshops, festivais, competições e capacitações.
Podem concorrer às quatro vagas alunos, educadores e ex-alunos do Projeto Guri no interior e litoral, que tenham entre 18 e 25 anos. Os candidatos passarão por uma pré-seleção, seguida de uma entrevista e testes, pelos quais serão avaliados segundo os seguintes critérios: responsabilidade, habilidade musical, comunicação e atributos pessoais.
Interessados devem preencher um formulário on-line, que estará disponível no site www.projetoguri.org.br, além de enviar documentos e materiais solicitados pela instituição. Mais informações e regulamento, também no site: www.projetoguri.org.br
A Amigos do Guri é membro da JMI desde 2012 e também irá receber intercambistas do MOVE. Acabam de desembarcar em São Carlos, no interior do estado, dois jovens músicos noruegueses e, em janeiro de 2016, chegam mais dois jovens de Moçambique.