Através da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), os produtores rurais de Flora Rica vêm sendo beneficiados com mais um recurso da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, por meio do “Projeto Integra SP”.
O Projeto Integra SP visa à recuperação de áreas degradadas por grandes erosões e reforça o desenvolvimento de sistemas integrados de produção ILP, ILPF e plantio direto.
Visto que 60% da área cultivável do estado encontra-se em estágio de degradação, o projeto busca através dos sistemas de recuperação e renovação, a reinserção destas áreas no processo produtivo, reintegrando-as, seja nas atividades agrícolas ou pecuárias, e logo, garantindo melhoria de renda, oferta de emprego, inclusive, reforçando a economia do estado e a preservação ambiental.
No município, o projeto já foi implantado através da Cati de Flora Rica neste mês, garantindo ao produtor rural Dagoberto, a reparação de uma voçoroca, que dificultava o desenvolvimento de qualquer atividade produtiva no local.
Os demais produtores rurais florarriquenses interessados em garantir o benefício, devem comparecer até a Cati na Casa da Agricultura de Flora Rica e solicitar o projeto com o engenheiro agrônomo Marcio Mikio.
O apoio à recuperação das áreas degradadas é efetuado na forma de concessão de subvenção econômica, no valor máximo de R$ 10 mil, onde o beneficiário será reembolsado após a conclusão do projeto e seguindo porcentagens variadas, de acordo com o critério da área que possui, ou seja, até 90% das despesas para os pequenos produtores que possuem até quatro módulos fiscais, 85% para os médios que possuem acima de quatro até 10 módulos fiscais e 75% para os grandes produtores que possuem acima de 10 módulos fiscais.