A chuva demorou aparecer, mas veio acompanhada de fortes rajadas de vento e trovoadas no início da tarde de ontem, 8. Segundo a estação climatológica do campus da Unesp, o município de Dracena registrou 31.6 milímetros nesta terça-feira, até as 18h. A intensidade da chuva variou de fraca a moderada.
Passado mais de uma semana do início do mês, setembro está dando as ‘caras’ e mostra que é conhecido pelo retorno das chuvas.
A manhã que começou com pouco sol teve as nuvens encobertas no início da tarde. A mudança do tempo pegou a população de surpresa que se assustou com a forte ventania que chegou a 13.4 km/h por volta das 12h. A estação climatológica não registrava fortes rajadas de vento desde o dia 5 de abril, com 14.8 km/h.
Com o retorno da tão esperada chuva, a temperatura que estava acima dos 30°C nos últimos dias caiu bruscamente ainda na tarde de ontem. A máxima que girava em torno dos 31,1°C às 11h52 despencou para 19,4°C às 13h53, ou seja, em apenas duas horas a temperatura caiu 12°C.
A umidade relativa do ar melhorou significativamente nas últimas horas e o índice alcançou 92%.
FERIADO – A chuva retornou na cidade e em grande parte da região na segunda-feira, 7, feriado da Proclamação da Independência, conforme esperado e já noticiado pelo JR em matéria anterior. A chuva iniciada por volta das 14 horas acumulou apenas três milímetros.
CHUVA – Meteorologistas do site Climatempo afirmam que a forte massa de ar seco que até o fim da semana passada deixava quase todo o Sudeste ensolarado, muito quente e seco perdeu força sobre a região. A umidade aumentou e áreas de instabilidade estão se formando novamente em várias áreas do Sudeste, espalhando nuvens carregadas que provocam fortes pancadas de chuva.
No decorrer desta semana, estas áreas de instabilidade persistem sobre parte do Sudeste e serão reforçadas pela passagem de duas frentes frias até o próximo sábado, 12.
Em Dracena ainda há previsão de chuva para esta quinta e sexta-feira, 11. A temperatura voltará a subir a partir de domingo, 13. É esperado chuva ainda para próxima semana, mas com menor intensidade.
PARANÁ – A chuva que atingiu o Paraná desde a tarde de segunda-feira, 7, causou estragos em pelo menos 13 cidades, segundo um boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã de ontem. Ao todo, 6.870 pessoas foram atingidas pelos destelhamentos e alagamentos. Mais de 1,5 mil casas foram danificadas e seis pessoas ficaram feridas. Em Foz do Iguaçu, a Prefeitura decretou estado de emergência.
Em Planalto, na região sudoeste, os ventos chegaram a 113 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o boletim, 124 moradores tiveram prejuízos na cidade. Das seis pessoas feridas, cinco moram em Planalto e uma em Ampére.