A prefeitura local, como outras do país, assumiu os ativos da iluminação pública (conserto e/ou troca de lâmpadas), atendendo ao imposto pela Constituição Federal. Sem os equipamentos necessários e servidores com capacidade técnica para efetuar tais serviços, abriu licitação para contratar empresa especializada. No entanto, a absurda burocracia brasileira emperra a conclusão do processo licitatório. Como sempre, o povo é que sofrerá os efeitos da briga que afeta a segurança da comunidade.

Quase tudo parado
Com uma cobertura tímida, para não usar outro adjetivo mais contundente, a greve dos bancários entra no terceiro dia. Segundo a Contraf-CUT, no primeiro dia de paralisação, funcionários de 6.251 agências cruzaram os braços. Ontem, o movimento ganhou adesão de empregados de bancos particulares o que fortalece a luta pelas reivindicações, ignoradas pela Fenaban.

Tem sentido
Um bancário, velho conhecido nosso, justifica os motivos de uma greve da categoria. Segundo ele, o número de funcionários caiu pela metade em 20 anos, despencando de um milhão para 500 mil. “E a demanda de serviço só aumentou, o que vem gerando sobrecarga de trabalho e, consequentemente, queda na qualidade de atendimento”. E conclui: “Mesmo diante de um cenário de crise, os banqueiros continuam registrando recordes de lucro. Somente no primeiro trimestre deste ano foram 37milhões. Eles conseguem pagar os salários apenas com as tarifas que cobram dos clientes”.

É mais fácil complicar
Estudantes, pais e professores de pelo menos 56 escolas públicas estaduais da capital e do interior mobilizam-se contra a estranha proposta de reorganização das séries, preconizada pela secretaria estadual de Educação. Em coro, dizem que a medida provocará fechamento de unidades tradicionais, superlotação das salas de aula e outros problemas. A proposta prevê que as escolas sejam divididas por séries. Algumas unidades terão só turmas de ensino médio, outras receberão classes dos primeiros anos do ensino fundamental (1ª a 5ª séries) e outras as séries finais do fundamental (6º ao 9º ano).

Os vilões da hora
A alta no preço de alguns alimentos e o reajuste no valor do gás de botijão pressionaram a inflação do varejo, em setembro. Ao todo, cinco das oito classes de despesas aceleraram, e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) avançou 0,42%, contra 0,22% em agosto, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) ao divulgar o Índice Geral de Preços (IGP).

Vaya con Diós!
Com uma cobertura midiática digna dos ilustres chefes de estado, o treinador colombiano Juan Carlos Osorio abandonou o São Paulo. Em sua curta passagem pelo Morumbi, qual o professor Pardal, fez várias experiências que não redundaram no sucesso esperado. Pena que em sua viagem só de ida para o México não tenha levado junto o deslumbrado presidente Carlos Miguel Aidar que conseguiu, em curto espaço de tempo, arrasar com a história gloriosa de uma agremiação tricampeã mundial e hexacampeã brasileira.

Deu a lógica
O coral Guiomar Novaes repetiu atuações anteriores e obteve, com reconhecidos méritos, a classificação regional, no Mapa Cultural Paulista. Por isso, mais uma vez representará o setor de Presidente Prudente na etapa estadual, em São Paulo.