A Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina abre nesta semana a exposição de artes plásticas do artista adamantinense Fabiano Burgos Balbino. As obras estão expostas na Biblioteca Municipal de Adamantina e ficarão disponíveis para visitação do público no horário de funcionamento da Biblioteca, das 7h45 às 14h, até o dia 13 de novembro.
Fabiano Balbino foi classificado para a fase Estadual do Mapa Cultural Paulista, na categoria de Artes Visuais. Para o Mapa Cultural Paulista Fabiano concorreu com três de suas obras, sendo elas: Ele está Vivo (2014); Observadora (2015); Jardim da Loucura (2014), esta classificada para a final estadual. Suas obras são feitas através de materiais que não tem mais utilidade, materiais que vão para o lixo, mas Fabiano com um olhar inovador e repleto de criatividade acaba dando vida àquilo que não serve mais.
O adamantinense conta que sua entrada no mundo das artes foi diferente, pois seu talento surgiu em um momento em que ele não se encontrava bem. Fabiano estava internado, em recuperação por conta do uso de drogas e fazer as obras era uma maneira de fugir do lugar em que ele se encontrava, dos remédios, do sofrimento que ele estava passando naquele momento. “Tudo o que eu via, de algum modo se tornaria lixo. Então eu pegava e transformava em arte”, conta. Hoje ele diz com muito orgulho de si próprio que a arte o salvou. Fabiano voltou ao curso de Artes Plásticas onde pretende se formar para dar aulas na sua comunidade, para que outras pessoas tenham uma oportunidade que ele não teve.