A Prefeitura criou mais 44 vagas de agentes comunitárias de saúde para Adamantina para atuar nos novos Programas de Saúde da Família (PSF), que serão instalados no município. De imediato, 16 profissionais serão contratados por meio de concurso público. Eles serão destinados aos quatro novos PSFs que estão sendo formados.
A ampliação de vagas foi permitida através da aprovação do projeto de lei, pela câmara. A votação ocorreu na última quarta-feira, em sessão extraordinária.
Conforme o projeto, o governo federal irá auxiliar na manutenção do programa que permite as contratações. Os gastos deverão ser suplementados se necessário pela Prefeitura.
O vereador Hélio dos Santos questionou e demonstrou preocupação com o impacto financeiro que as novas contratações irão causar aos cofres públicos.
Após discussão, os vereadores decidiram aprovar o projeto, entretanto, solicitou que a Prefeitura encaminhe o documento que aponta o impacto financeiro.
Atualmente é permitida a contratação de 41 agentes comunitárias e as vagas já estão preenchidas. Com a formação de novas unidades de saúde, será necessário que cada uma possua em seu quadro de funcionários, quatro agentes.