Neste ano, o Canil Setorial de Panorama completou 11 anos de prestação de serviços à população da região da Nova Alta Paulista na área do 25º Batalhão da Polícia Militar de Dracena (Panorama a Osvaldo Cruz).
Em 2004 começou a funcionar o canil. Seis anos mais tarde, em 2010, foi regularizado pela Polícia Militar passando a Canil Setorial. Uma das 22 unidades espalhadas pelo interior do Estado de São Paulo vinculadas ao Canil Central da Polícia Militar na capital paulista.
Atualmente, o Canil Setorial conta com oito cães treinados de quatro raças diferentes, entre elas, pastores alemão, cinza, belga de malinois e labrador. As especialidades desses cachorros é farejarem entorpecentes e fazer policiamento na rua.
Para ingressar no canil, os animais passam por testes comportamentais, morfológicos e genéticos. Os cães selecionados passam por um treinamento que duram de um ano a um ano e meio, em média. Eles trabalham até os oito anos e, após a aposentadoria, são encaminhados para adoção. Nesse processo, tem prioridade o policial militar que trabalhou por mais tempo com o cão.
Nessa década de trabalho na região a atuação dos cães teve destaque nas ocorrências de encontro de entorpecentes em residências e veículos, afirma o cabo Campos, responsável pelo Canil Setorial sediado no 2º Pelotão da PM de Panorama.
A unidade conta ainda com cinco policiais militares e duas viaturas adaptadas para transporte dos cães.