O curso de Direito da Faculdade Reges de Dracena, juntamente com o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), promoveu ontem, 27, o 2º Cejusc Itinerante, no centro comunitário do jardim Santa Clara.
De acordo com a coordenadora do curso de Direito, Heloísa Portugal, 23 alunos do 4° e 5° ano de Direito participaram das conciliações, com o intuito de aproximar a população do Poder Judiciário e facilitar o exercício da cidadania.
Heloísa ressaltou que, as conciliações nos bairros vêm ocorrendo conforme questões geográficas e que, a intenção da direção do Cejusc é que a cada três mês seja realizado a ação na cidade.
Ontem, 25 pessoas receberam atendimento gratuito pela equipe de conciliadores, visando solucionar conflitos como, renegociação de dívida, questões familiares envolvendo guarda de filhos, casos de danos, entre outros. O número de participantes superou as expectativas da organização.
No dia 1° de dezembro, as partes deverão retornar ao centro comunitário para realizar as audiências. Se for obtido um acordo, será homologado pelo juiz e terá eficácia de um título judicial, assim, não é necessário se deslocar até o Fórum ou na sede do Cejusc, instalada nas dependências da Reges.
Heloísa salientou que a Faculdade Reges é a única na região a oferecer atendimentos nesses termos. A maioria dos alunos que participaram das conciliações já foi aprovada no exame da OAB.
Nesta edição, o Cejusc Itinerante contou com a parceria da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Dracena, através do projeto ‘Nome Limpo, Vida Boa’, voltado para recuperação de créditos.
Durante o Cejusc Itinerante estiveram presentes o juiz diretor do Cejusc, Roge Naim Tenn; o juiz diretor do Fórum local, Marcus Frazão Frota; o prefeito José Antônio Pedretti; o secretário de Administração, Ricardo Silva; o presidente da Câmara Francisco Rossi; ainda vereadores Kielse Muniz, Rodrigo Parra e Pedro Trabuco, além do coordenador do NPJ (Núcleo de Prática Jurídica), Sérgio Cardoso.
CEJUSC – O Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) foi criado para resolver os conflitos levados ao Poder Judiciário por meio da conciliação entre as partes, propiciando benefícios para todos os participantes, porque evita o desgaste de um processo judicial, é gratuito e não exige a presença de advogados.
Instalado nas dependências da Faculdade Reges, o Cejusc apresenta um serviço extremamente ágil e voltado às necessidades de cada pessoa, prestado por conciliadores profissionais, que recebem reclamações pré-processuais e realizam reuniões entre as partes para uma tentativa de acordo antes do início de um processo judicial.
Com o objetivo de dar maior abrangência ao atendimento e proporcionar mais acesso das pessoas a esse serviço revolucionário, o curso de Direito da Faculdade Reges de Dracena participa da atividade com o Poder Judiciário, abrangendo também Ouro Verde.