Com os dias mais quentes e a temporada das chuvas, começam as preocupações com uma nova epidemia de dengue em Tupi Paulista. O clima dos últimos dias na região tem se demonstrado apropriado para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
“O melhor período pra se prevenir é antes do verão. Temos visto que o controle deve ser feito durante o ano inteiro”, orientou a profissional de Informação, Educação e Comunicação da Emvicen (Equipe Municipal de Vigilância e Controle de Endemias), Lienai Nascimento.
“O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, está sempre pronto para agir, então seja mais esperto que ele”, destacou Lienai. Ele se desenvolve em ambiente escuro, com água parada e limpa, a população precisa estar atenta aos recipientes onde a água pode se acumular, como: pneus, vasos de plantas, restos de obras, sacolas plásticas, gaveta da geladeira, calhas, bromélias, lajes, caixas d’ água destampada, dentre outros. A população precisa estar atenta.
Os principais sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores nas juntas e articulações, náuseas, vômitos, diarreia e manchas avermelhadas na pele. Com dois ou mais sintomas, o munícipe deve procurar uma unidade médica para diagnóstico. A chikungunya e a zika também são causadas pelo Aedes Aegypti.