No último dia 5, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) apresentou no Centro de Convenções Rebouças (CCR), em São Paulo, os dados e resultados relativos ao primeiro levantamento do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) – indicador concebido pela Corte de Contas paulista que vai monitorar a eficácia das políticas públicas implantadas pelos gestores nas cidades paulistas. O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e de prefeitos dos 644 municípios paulistas.
Composto por sete índices temáticos, consolidados em um único indicador, o IEGM reúne informações dos setores de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, proteção ao meio ambiente, cidadãos e tecnologia da informação (TI). Os dados foram consolidados em um anuário e Relatório de Desempenho Municipal, que enquadra o desempenho dos municípios em cinco faixas de classificação conforme sua efetividade e adequação.
Os resultados do primeiro levantamento estão à disposição para consulta e acesso do cidadão em um site infográfico e também em forma de aplicativo desenvolvido para celulares e tablets, onde o usuário poderá tomar conhecimento da situação em seu município, das ações promovidas pela Prefeitura, bem como interagir, fiscalizar, e até mesmo apresentar denúncias diretamente ao Tribunal de Contas.
NOTAS – Assim como o Estado, a região administrativa de Presidente Prudente, que compreende 53 municípios, obteve nota média B.
Lembrando que nota A significa Altamente Efetiva; B+, Muito Efetiva; B, Efetiva; C+ Em Fase de Adequação, e C, Baixo Nível de Adequação.
Confira as notas obtidas na região que compreende o Jornal Regional: