O encerramento da 10ª Conferência Estadual de Assistência Social ocorreu no último dia 8, em Águas de Lindóia. O evento contou com adesão de 450 municípios paulistas e revelou a história de vida da delegada que saiu da faxina para o serviço social. A assistente social Neide Hengler foi ovacionada pela plenária.
A 10ª Conferência Estadual elegeu os 98 delegados que participarão da Conferência Nacional, no período de 7 a 10 de dezembro. Hengler foi uma das delegadas eleitas que representará o Estado de São Paulo na capital Federal.
A 10ª Conferência foi organizada pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CONSEAS-SP) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS). Contou com a presença de 343 representantes do poder público, 106 trabalhadores, 76 membros da sociedade civil e entidades e 63 usuários atingindo o marco histórico de agregar os pequenos e médios municípios, totalizando 70% do Estado.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, foi um momento participativo, com alto nível de produção e comprometimento. “Juntos, com o Governo de São Paulo e os municípios, podemos cumprir as resoluções criadas nesta Conferência”. O secretário acrescentou: “Toda a nossa gestão está focada na mudança de vida das famílias vulneráveis, na qualificação dos profissionais, na regionalização dos serviços da proteção especial e na erradicação da pobreza extrema. No Estado de São Paulo não deixaremos ninguém para trás”, acrescentou Floriano.
Nicole Hoedemaker, representante da sociedade civil e presidente do Conseas-São Paulo, considerou plausíveis os resultados desta 10ª Conferência. “Graças ao trabalho coletivo estamos prontos para a construção do plano decenal para 2026, principalmente pela qualidade das propostas deliberadas nesta edição. Só assim alcançaremos um sólido Sistema Único de Assistência Social”, disse a presidente.
Na abertura, a 10ª Conferência Estadual de Assistência Social, contou com o apoio e presença da secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ieda Castro, do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, e do presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Edivaldo Ramos.
Para o secretário Floriano, o evento atingiu o objetivo criando espaços para o planejamento das políticas públicas entre os usuários, trabalhadores, representantes da sociedade civil e do poder público. Os próximos desafios serão direcionados para uma política pública eficiente. A nossa missão é contribuir com novas histórias de superação, acesso à educação e iniciativas conjuntas para uma assistência social efetiva no Estado que atualmente compreende cerca de 40% da rede socioassistencial do país, concluiu Floriano.
REGIÃO – Os delegados eleitos da região para a Conferência Nacional de Assistência Social a ser realizada no início de dezembro, em Brasília (DF) foram: Representantes do Poder Público – Titulares: Jefferson Aparecido da Silva (Lucélia); Ana Lucia Ferro de Almeida (São João do Pau D’ Alho), e Ana Paula da Silva (Irapuru).
Representantes do Poder Público – Suplente: Samara Santana Bernachi (Tupi Paulista) e Ana Paula da Silva Marquete (Irapuru).
Representantes titulares da Sociedade Civil: Darilene Monteiro Vialle (Dracena) e Emilene Teixeira da Silva (Junqueirópolis).
Representantes da Sociedade Civil – Suplente: Rosemary Ap. S. Brambilia (Adamantina) e Gilberto Canário Maximiano (Osvaldo Cruz).

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria de Desenvolvimento Social