A educação estadual está prestes a passar por mudanças com a reorganização escolar prevista para entrar em vigor no próximo ano em algumas escolas públicas.
A reorganização consiste em dividir as escolas estaduais por ciclos de ensino. Uma das promessas do governo é ampliar, a partir do ano que vem, o número de escolas com um único ciclo, anos iniciais do Ensino Fundamental, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
A dirigente de ensino da Diretoria Regional de Ensino de Adamantina, Vera Lucia Godoy Cazu, participará hoje, 8, de reunião na Secretaria Estadual de Educação em São Paulo, em que irá discutir a situação.
Nem todas as unidades de ensino passarão pela reorganização. As escolas com mais de um ciclo ainda funcionarão, devido às diferenças demográficas e as necessidades por escolas para diversas faixas etárias em algumas regiões.
A reportagem entrou em contato com a dirigente que preferiu não falar sobre o assunto. Segundo ela: “Os estudos ainda não terminaram e qualquer posicionamento neste momento seria prematuro”, informou.
Em entrevista ao programa Voz da Cidade da Rádio Joia, o supervisor de ensino, Hélio José dos Santos, falou que será apresentada em São Paulo uma proposta elaborada pela equipe de supervisores da Diretoria de Ensino. Segundo ele, está fora de cogitação o fechamento de escolas.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, a mudança deixará a escola mais preparada para as demandas de cada etapa escolar e atenta à nova realidade de cada faixa etária.
A definição das escolas que passarão pelas mudanças será divulgada a partir de novembro desse ano, após o término dos estudos.