A eleição para novos conselheiros tutelares de Dracena, que acontece no dia 4 de outubro, na Emefi João Vendramini, terá 11 candidatos concorrendo a cinco vagas.
São candidatos: Carlos A. G. Martinez; Tatiane Lima Ribeiro; William A. S. Agudo; Kely Cristina P. Nascimento; Clauci Gonçalves da Silva; Carlos Henrique da Silva; Fernanda dos Santos Gonçalves; Claudia Ledo dos Santos; Jéssica de Souza Santos; Cristina Campanari P. S. Carvalho e Patrícia Maestrello Aguiar.
Todos os munícipes que possuem título de eleitor podem votar.
Os eleitos irão participar de capacitação para assumir o cargo. A posse ocorrerá em janeiro de 2016.
CONSELHO TUTELAR – O Conselho Tutelar foi criado com o Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990 e é um dos órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
É responsabilidade das prefeituras a criação e a manutenção de pelo menos um Conselho Tutelar, o qual tem a função de receber denúncias de maus-tratos, que incluem violência física, psicológica ou sexual, abandono, ausência de cuidados, trabalho infantil e evasão escolar. Ainda entre as funções, está a de escutar, orientar, encaminhar e acompanhar os casos, requisitar serviços públicos de atendimento à criança e ao adolescente, fiscalizar os serviços prestados e abrigar a criança e o adolescente em entidade quando necessário.