Um dos desafios para os empresários da construção civil é lidar com os impactos ambientais, entre eles a geração de resíduos, sendo uma das principais dificuldades é a correta destinação desses materiais. Para auxiliar os empresários, o Escritório Regional do Sebrae-SP, por meio do programa Sebrae Inova, realiza amanhã, 26, a palestra “Gestão de resíduos na construção civil”.
A atividade terá início às 19h, na avenida José Siqueira, 20 A, no centro de Osvaldo Cruz. A participação é gratuita, porém é preciso se inscrever pelo telefone (18) 3529-1141.
O objetivo é conscientizar as empresas do segmento sobre a necessidade de adequação dos procedimentos sobre resíduos na obra, a importância da adequação dos procedimentos para a gestão, destinação e reutilização. As ações de gestão dos resíduos contribuem para a melhoria do meio ambiente e ainda a imagem da empresa.
“Em tempos de escassez, a possibilidade de reciclar os resíduos da construção civil passa a ser um item obrigatórios para as cidades”, afirma o gerente regional do Escritório Regional do Sebrae-SP de Presidente Prudente, Eduardo Noronha Viana.
O gerente afirma ainda que, de acordo com estudo da Abrecon (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição), 60% do lixo sólido das cidades, vêm da construção civil e 70% poderiam ser reciclado. “O objetivo da palestra é mostrar aos participantes as possibilidades de utilização dos resíduos gerados pela atividade”, ressalta.
A atividade é gratuita e voltada para empreiteiros, construtores, pedreiros, assentadores de pisos, paisagistas, proprietários empresas de coletas de resíduos e demais empresas ligadas à construção civil.
Ed Luis Jung, secretário da Indústria e Comércio de Osvaldo Cruz, afirma que a atuação no setor de resíduos sólidos é de grande interesse da Prefeitura, pois em pouco tempo entrará em funcionamento uma máquina de reaproveitamento de resíduos das construções da cidade. “Essa usina de reciclagem logo estará em funcionamento, então precisamos conscientizar o construtor”, afirma.
O secretário afirma que muitos desses resíduos vão para o aterro sanitário e com isso pretendem resolver o problema com a usina. O material gerado será reaproveitado com tijolos e placas de construção.
Esta ação é uma realização do Sebrae-SP e Prefeitura de Osvaldo Cruz, e conta com o apoio do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Presidente Prudente.
A atividade é integrante do programa Sebrae Inova, resultado de parceria com entidades do sistema S – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – e empresas especializadas contratadas, resultando em soluções que ampliam as possibilidades a serem exploradas.