Ontem, 6, no primeiro dia de greve nacional dos funcionários de bancos, o índice de adesão de quase 100% da categoria nas agências de Dracena e da região impressionou. A informação foi dada na tarde de ontem por Valter Trevizan, diretor do Sindicato dos Bancários de Tupã e região, cuja subsede de Dracena é subordinada.
Segundo ele, o balanço mostra que todas as agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco do Brasil estão fechadas em Dracena e na região assim como as do HSBC.
Trevizan acredita que hoje, 7, os bancários do Santander de Dracena e Junqueirópolis também deverão entrar em greve, com isso, de Tupã até Panorama ficarão abertos somente o Itaú e o Bradesco.
O diretor sindical afirmou que por enquanto não existe nenhuma mesa de negociação entre a categoria e os banqueiros.
Valter Trevizan disse que a categoria reivindica 16% de reajuste, melhorias na PLR (Participação nos Lucros e Resultados), melhores condições no trabalho, na segurança, entre outras.
Com a paralisação no atendimento ao público dentro das agências, a opção aos clientes são os caixas eletrônicos, correspondentes bancários e as agências para saques com cartões e depósitos.
Valter Trevizan explicou que por enquanto a compensação de cheques não está prejudicada tendo vista que os malotes estão seguindo normalmente.
A última greve dos bancários em Dracena e na região que ocorreu em outubro do ano passado durou apenas três dias. Não há previsão de quanto tempo este movimento possa levar.