Após três anos, a obra da creche ProInfância “Cecília Meireles” foi inaugurada na manhã de ontem, 17, em Adamantina.
A unidade será administrada pelo Lar Cristão de Adamantina, através de convênio, e tem capacidade para atender 60 crianças em período parcial e 120 em período integral. Os recursos foram viabilizados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) do Governo Federal.
A solenidade contou com a presença do prefeito Ivo Santos; presidente da Câmara, Maria de Lourdes Santos Gil; secretário de Educação, Ricardo Torquato e demais secretários, autoridades e ainda, com a presença do deputado federal e ex-presidente do Sport Club Corinthians, Andrés Sanchez (PT), que foi viabilizada pelo Diretório do PT, liderado por João Cesar Prado, o João Grandão.
Na ocasião, ao fazer uso da palavra, o parlamentar disse considerar um absurdo a obra demorar três anos para ser concluída. Sanchez fez críticas aos governantes, tanto estaduais como federais. “Como deputado estou contente de estar inaugurando esta obra, mas como cidadão, estou triste e decepcionado pelo tempo que se levou para fazer uma obra como esta. Desculpa, mas o Brasil é ridículo! Isso mostra como estamos muito atrasados e temos que melhorar muito, independente de partido. Eu entendo que escola e creche é algo de Estado, isto é, Governo Estadual e Federal e não o município. Mas infelizmente tanto nossos estados como nosso Governo Federal deixam muito a desejar”, disse.
“Estou vendo que o País, e eu falo de coração aberto, dá vontade de ir embora daqui (Brasil). Não pela corrupção ou nada disso, é pela autoridade que falta. Uma creche como esta em uma cidade como Adamantina demorar três anos para ser feita, como cidadão, é uma decepção muito grande”, lamentou.
O prefeito Ivo Santos defendeu que o atraso da obra ocorreu devido à burocracia que foi demandando em todo processo. Segundo ele, a construção da creche, que foi iniciada na administração anterior, do prefeito Kiko Micheloni, passou por problemas com a empreiteira que executou o serviço e que somente agora foi possibilitada a inauguração da unidade.
Conforme o secretário de Educação, Ricardo Torquato, a equipe técnica inicia os trabalhos na creche amanhã, 19, e as crianças começam a ser atendidas na semana seguinte. A diretora da unidade será Vera Lucia Mozini.