Os karatecas Thiago Rian de Andrade, de 11 anos, de Panorama e Diego Pimenta da Silva, de 17 anos, de Dracena, integrantes da Associação Zanon de Karatê (AZK) foram campeões brasileiro em suas respectivas categorias, em Joinville (SC), no último final de semana.
A competição, que reuniu mais de 1.700 atletas de todos os estados brasileiros, ocorreu entre os dias 14 a 17 de outubro. Thiago foi campeão na categoria sub-12 de 10 a 11 anos, 50 quilos, divisão de novas faixas iniciantes e Diego ganhou na categoria júnior de 16 a 17 anos, 76 quilos, divisão especial de faixas graduadas.
Diego garantiu vaga para disputar o campeonato mundial de Karatê que vai acontecer de 4 a 16 de novembro na Indonésia.
O professor Rafael Bernadelli, que é o técnico desses dois caratecas e também pertence ao grupo da AZK, disse que a vitória de Thiago e Diego é muito importante para o karatê de Dracena e da região, já que a competição em Santa Catarina teve o mais forte nível técnico de todo o país.
Ele destacou que o karatê vive o melhor momento de sua história e com proposta de fazer parte das modalidades das Olimpíadas de 2020. Rafael enalteceu esses atletas pela belíssima atuação no Campeonato Brasileiro. “Fiquei emocionado em velos competir com tamanha clareza em suas lutas e pela dedicação nos treinos. Meus agradecimentos especiais são para o sensei Cloudoardo Zanon de Tupi Paulista, que é o diretor técnico da Associação em mais de 34 municípios, no qual seus professores vêm desenvolvendo um belo trabalho ao karatê. Obrigado Zanon pelo apoio dado a mim e aos meus alunos, pela confiança depositada nesses trabalhos e me autorizando ser o técnico Nacional do Estado do Mato Grosso do Sul”, afirmou o jovem treinador.
No Campeonato Mundial, em novembro, a região vai estar representada por Diego e pela karateca Beatriz Thiara, de Tupi Paulista, que vai estar nas disputas para atletas de 14 a 15 na categoria cadete e faixa roxa e preta.
Segundo Rafael, os dois karatecas tem chances de conquistar a medalha entre os melhores do mundo.
As aulas de karatê em Dracena são realizadas na Associação de Judô Dracenense e Karatê das 17h às 18h, as segundas, quartas e sextas-feiras, e em Panorama das 19h às 20h e das 20h às 22h as segundas, quartas e sextas-feiras.
Rafael Bernardelli pede a colaboração de todos de Dracena e da região para ajudar o karateca Diego a conseguir o valor de R$ 8 mil para custear a viagem para o Campeonato Mundial na Indonésia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 99757-4947.