O piloto ostentação Lewis Hamilton, em seu melhor ano na Fórmula 1, conquistou em Austin, Texas, com três corridas de antecipação, o seu terceiro título mundial (2008, 2014 e 2015) com todos os méritos. Venceu sua 43º corrida e tornou-se o primeiro inglês tricampeão mundial. O GP dos Estados Unidos foi uma corrida emocionante do começo ao fim sob a ameaça do furacão Patrícia. Nico Rosberg e Sebastian Vettel, que completaram o pódio, têm pela frente os GPs do México, Brasil e Abu Dhabi para chegar ao vice. Felipe Nasr terminou em 9º e somou mais dois pontos.
Com muita chuva, a corrida no Circuito das Américas teve seu treino de classificação disputado apenas no domingo, 25, de manhã. E ainda assim, a ordem de largada foi estabelecida do Q2. Não havia condições de se realizar a terceira parte do treino, o Q3. Rosberg ficou com a pole e Hamilton largou ao seu lado. Hamilton entrou na forte na primeira curva, bateu rodas com Rosberg e tomou a ponta.
A corrida teve disputas e ultrapassagens até o final. Com pneus intermediários, os carros da Red Bull voaram na primeira parte da prova e Daniel Ricciardo chegou a ocupar a ponta. E Daniil Kvyat não se intimidou e também lutou por posições com pilotos da Mercedes e Ferrari.
Quem se deu mal no GP dos EUA foi a Williams cujos dois carros não concluíram o percurso. Massa rodou na largada e depois teve problemas de suspensão. Valtteri Bottas bateu, quebrou o bico e viu o carro perder todo o equilíbrio.
Já Felipe Nasr, com a Sauber, mesmo atingido pelo seu companheiro de equipe, Marcus Ericsson, conseguiu recuperar-se e foi ganhando posições, aproveitando bem o índice anormal de quebras. Apenas 12 dos 20 carros chegaram ao final. Nasr é o segundo melhor estreante do campeonato, perdendo apenas para Verstappen que conta com um equipamento superior. Na classificação, Nasr está na frente de pilotos como Pastor Maldonado, Fernando Alonso e Jenson Button. O que não é pouco.
Na fase final da corrida, tudo indicava que Rosberg, que tinha recuperado a ponta, terminasse na frente. Mas o piloto alemão errou na entrada de uma curva e permitiu que Hamilton o ultrapassasse para vencer a corrida. As últimas voltas foram tensas já que Sebastian Vettel se aproximou perigosamente de Rosberg. Se conseguisse ultrapassá-lo, a decisão do campeonato ficaria adiada. Mas Rosberg resistiu ao assédio de seu compatriota e, dessa forma, ajudou Hamilton a garantir o terceiro título mundial.
Com 76 pontos de vantagem sobre Sebastian Vettel, o segundo colocado, Hamilton já não pode ser alcançado. O campeonato tem 75 pontos em jogo pela frente. Já a diferença entre Vettel e Rosberg é de apenas 4 pontos.
No próximo domingo, 1°, os pilotos correm no remodelado circuito da Cidade do México, às 16h (de Brasília), com transmissão pela SporTV. O GP Petrobras do Brasil de F1 – 2015 será nos dias 13, 14 e 15 de novembro, em Interlagos.