Dezenas de mulheres de Paulicéia assistiram à palestra da enfermeira Zenilda Marques sobre papanicolau, câncer de mama e outras doenças temas do evento da campanha Outubro Rosa promovida no Centro Comunitário do município, na tarde da última sexta-feira, 16.
As participantes puderam tirar suas dúvidas com profissionais da saúde sobre papanicolau e câncer de mama numa sala reservada no espaço depois da palestra.
Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer ‘José Alencar Gomes Silva’), a campanha Outubro Rosa deste ano tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.
Espera-se ampliar a compreensão sobre os desafios no controle do câncer de mama. Esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. Ressalta-se ainda a necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.
Os eixos da campanha são: Divulgar informações gerais sobre câncer de mama; Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização); Informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.