A Prefeitura de Dracena, com o objetivo de evitar uma nova epidemia de dengue como a que ocorreu no primeiro semestre deste ano em quase todo o País, novamente pede a colaboração da população no combate a proliferação do mosquito “aedes aegypti”, transmissor da dengue.
A municipalidade relembra que a Justiça autorizou os agentes da Vigilância Epidemiológica a entrarem em imóveis nos quais os moradores se recusam a permitir a entrada dos referidos servidores.
No auge da epidemia, o Ministério Público ressaltou que “qualquer indivíduo que em ação ou omissão, venha contribuir para a proliferação da dengue, será responsabilizado criminalmente caso impeça a ação dos agentes de Saúde, responsáveis ao combate da dengue”.
É importante lembrar que o risco de dengue aumenta nos dias de altas temperaturas e chuvas fortes, as fêmeas procuram locais quentes e úmidos para eclosão dos ovos. Portanto, para evitar essa situação, é preciso adotar medidas permanentes para o controle do mosquito transmissor “aedes aegypti”, ou seja, ações preventivas de eliminação de focos, como manter recipientes fechados com tampas, evitar vasilhas ou similares que retenham água. Manter os quintais limpos, sem lixo, entulho, folhas secas e restos de materiais de construção.
O combate à dengue é algo sério e um dever de todos, colabore!