O brinquedo é um importante instrumento para estimular as crianças a descobrirem o mundo que as cerca, as brincadeiras e os brinquedos contribuem para o desenvolvimento da socialização, concentração, iniciativa e imaginação, assim com a aproximação do Dia das Crianças, o Procon de Adamantina elaborou algumas dicas sobre os cuidados na hora de comprar um brinquedo.
Ao comprar um brinquedo guie-se pela idade recomendada pelo fabricante e procure ler as mensagens e advertências que apareçam na embalagem; ao se tratar de brinquedos para menores de 36 meses não compre brinquedos com peças muito pequenas que podem ser engolidas ou aspiradas. Prefira brinquedos educativos que estimulem a coordenação motora, a inteligência, a afetividade, a criatividade e a socialização.
Antes de consumir a compra, examine o brinquedo, a lei estadual 8.124/92 determina que as lojas sejam obrigadas a manter amostra de jogos e brinquedos sem lacre, abertos, para que possam ser testados pelo consumidor.
Verifique a identificação do fabricante (nome, CNPJ, endereço) e observe sempre o selo de segurança do Inmetro, que indica que o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas e o selo de órgão credenciado (IQB, Falcão Bauer).
A questão de segurança merece atenção, é comum crianças precisarem de cuidados médicos devido a ferimentos acidentais provocados por brinquedos. Caso o brinquedo apresente qualquer problema de fabricação, o fornecedor tem até 30 dias para reparar e entregar o bem em perfeitas condições. Se após esse prazo o problema não for resolvido, o consumidor poderá escolher entre a troca do produto, o abatimento no preço ou o dinheiro de volta, corrigido monetariamente.
Lembre-se, a Nota Fiscal, tíquete do caixa, recibo ou equivalente são documentos importantes caso o consumidor precise fazer valer os seus direitos e formalizar uma reclamação. Exija e guarde a nota.
SERVIÇO – O Procon de Adamantina atende das 7h45 às 14h na rua Osvaldo Cruz, n° 255, telefone (18) 3502-9047.