Alunos e docentes do campus da Unesp de Dracena estiveram no colégio anglo-CID no mês que passou para a realização das atividades do projeto de extensão “Solo na escola”, cerca de 50 alunos participaram da atividade. A recepção do grupo foi feita pelo diretor Flávio Cesar Vicente; a coordenadora do ensino fundamental II, Patrícia Silvestre Soares Nakamura e o professor de Ciências, Jeisson Emerson Casimiro Ferrari que enfatizaram a importância da cooperação entre a universidade e o colégio.
O objetivo do projeto é promover nos professores e estudantes do ensino fundamental e médio, a conscientização de que o solo é um componente do ambiente natural que deve ser adequadamente conhecido e preservado, tendo em vista sua importância para a manutenção do ecossistema terrestre e sobrevivência dos organismos que dele dependem.
Os alunos do 6º ano confeccionaram um terrário para simular um ambiente terrestre e, com isso reforçaram os conteúdos já estudados de solo, ciclo da água, ciclo de vida dos animais e vegetais, partes das plantas e decomposição. Além da atividade proposta, haverá um acompanhamento que esta sendo realizado pelo professor mestre Jeisson Emerson Casimiro Ferrari.
Segundo a coordenadora do projeto, a professora doutora Carolina dos Santos Batista Bonini, o solo é componente fundamental do ecossistema terrestre. “Dessa forma, a disseminação de informações sobre o papel deste recurso natural dinâmico torna-se de grande importância na vida do ser humano. E a contribuição da universidade neste sentido é levar até a escola experiências práticas que auxiliam o ensino de solos no ensino fundamental e médio”, explicou.
O projeto de extensão é desenvolvido por alunos do curso de Engenharia Agronômica (Fabrício Gomes Pedro; Alessandra Baroni Rodrigues Neves; Aline Marchetti Silva Matos; Emanuelle Rodrigues Alves; Fernanda Aparecida Dourado; Tatiane Paes dos Santos e Thiago Bergamini Ibañez), dos docentes (professora doutora Carolina dos Santos Batista Bonini; professor doutor Reges Heinrichs; professor doutor Vitor Corrêa de Mattos Barretto e professor doutor Paulo Renato Matos Lopes), também com a participação da professora especialista Luciana Paula dos Santos Silva e ainda do professor doutor Alfredo Bonini Neto.