O município de Dracena sediou durante toda a sexta-feira, 6, a “6ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania”, no salão social da Associação Bancária de Dracena (ABD).
Várias autoridades prestigiaram o evento, entre elas: Vanilton Senatore (representando a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência); Maria Gorete Cortez (representando o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência); Carlos Cruz (representando a União dos Vereadores do Estado de São Paulo – Uvesp); Any Kelle Pelegrinelli (presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Dracena – Condefi); Rejane Sanches (diretora da Drads); Arnaldo Registro (presidente da Apae de Dracena); Agnaldo Galvão (parlamento região de Adamantina e Dracena); Milton Polon (vereador representando a Câmara Municipal) e o prefeito José Antonio Pedretti.
Durante o período da manhã, os participantes acompanharam a abertura com desfile de moda inclusiva, apresentação artística da cidade, fala com Marinalva Cruz – Programa à Pessoa com Deficiência (PADEF), da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho; Yara Savine – BPC na escola e no trabalho, coordenadora Estadual do BPC na Escola, Secretaria do Desenvolvimento Social; principais projetos da Secretaria de Estado dos Direitos com Deficiência. À tarde, houve debate com palestrantes.
Luciana Stocco abordou o tema: A deficiência no contexto histórico e a garantia de direitos como processo político de proteção; Marco Aurélio Teixeira de Queiroz discursou sobre as características da violência contra as pessoas com deficiência e como estruturar um trabalho em rede para prevenir e enfrentar estes casos de violência, e Rafael Batini argumentou a experiência da Delegacia Especializada da Pessoa com Deficiência.
O evento foi organizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Apae São Paulo e União de Vereadores do Estado de São Paulo com apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura de Dracena.
A Caravana ocorreu pela primeira vez em Dracena e contou com a participação de cerca de 200 participantes. Todos receberam cartilha em braile, informando como funciona a caravana.
CARAVANA – Diante do êxito obtido pela repercussão nos municípios e pelo olhar mais firme e humano das autoridades na direção das pessoas com deficiência, a secretária Linamara Rizzo Battistella (Direitos das Pessoas com Deficiência), criou a caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, iniciada em 2010, apresentando resultados importantes, notadamente na criação de vários conselhos municipais dos direitos dessas pessoas, nas regiões das caravanas, com iniciativa de municípios que tiveram presentes.
Organizada pela Uvesp, com apoio dos poderes públicos locais, a Caravana tem coordenação do secretário de Estado adjunto da Pasta, Cid Torquato, sendo também parceiro o coordenador do Programa Estadual de Prevenção e Combate à Violência contra pessoas com deficiência, jornalista Luiz Carlos Lopes.