Hoje, 14, das 9h às 15h, haverá na Faculdade Uniesp (avenida dos Expedicionários, n° 1.413, centro) a campanha de cadastramento de doadores de medula óssea. A expectativa dos organizadores é somar centenas de possíveis doadores no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), no Rio de Janeiro.
Na campanha regional para encontrar um possível doador, o objetivo é o preenchimento das fichas, apenas para fazer o cadastro.
Além do cadastro, são retirados quatro ml de sangue do doador por enfermeiras voluntárias. O sangue coletado vai para o Hemocentro de Marília. Caso haja compatibilidade com algum paciente, novos testes serão feitos antes da doação.
Em Dracena a campanha terá a realização do Lions Clube de Dracena, Lions Clube Dracena Cinquentenário e apoio da Prefeitura, Secretaria de Assistência Social e de Saúde.
TUPI PAULISTA – Na cidade tupiense a campanha ocorrerá no Lions Clube das 9h às 17h. Para doação é necessário que o cidadão compareça munido de documentos pessoais como RG e CPF. A realização é do Lions Clube de Tupi Paulista com apoio da Prefeitura.
OURO VERDE – A campanha também ocorrerá neste sábado em Ouro Verde, das 9h às 13h, no Centro de Saúde. A campanha é realizada pelo Lions Clube Ouro Verde “Cidade Ouro”.
PROCEDIMENTO – A maneira mais comum de doar a medula óssea é por meio de uma punção, realizada com agulha em um osso na região do quadril (não da coluna como muitos pensam) e os 10% retirados do organismo são recuperados em duas semanas. A doação de medula óssea é um procedimento seguro que não causa qualquer problema a saúde do doador e pode ajudar pacientes que têm o transplante como a única chance de cura. Quem já se cadastrou em outras campanhas, não precisa se recadastrar, uma vez que os dados são mantidos e atualizados diariamente pelo Redome até o indivíduo completar 65 anos. Vale lembrar que, os doadores cadastrados mantenham os dados atualizados no Redome, o que pode ser feito através do site www.inca.gov.br/doador.
PARA DOAR – Ter entre 18 e 55 anos de idade; estar em bom estado geral de saúde; não ter doença infecciosa ou incapacitante; não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
NÃO PODEM DOAR – Pessoas portadoras de Hepatite B ou C; portadores de HIV; que fazem uso de insulinas ou que fazem ou já fizeram quimioterapia ou radioterapia.
REDOME – Com mais de 3.700 milhões de doadores cadastrados, o Redome é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo e pertence ao Ministério da Saúde, sendo o maior banco com financiamento exclusivamente público. Anualmente são incluídos mais de 300 mil novos doadores no cadastro do Redome. O registro americano conta com quase 7,9 milhões e o alemão, com cerca de 6,2 milhões. Ambos foram desenvolvidos e são mantidos com recursos primordialmente privados.