Ontem, 18, à tarde, a população de Dracena e de Tupi Paulista viveu momentos de aflição que pareciam com aqueles enfrentados na capital paulista quando há alagamentos e inundações. A intensa chuva causou problemas no Centro de Dracena e também em Tupi Paulista.
Em alguns pontos no centro de Dracena a água subiu sobre a calçada. Alguns motoristas arriscavam passar em baixa velocidade apesar de a enxurrada estar forte nas avenidas Presidente Roosevelt, Vargas, Expedicionários e José Bonifácio.
A reportagem constatou na hora da chuva que na avenida dos Expedicionários em frente ao prédio onde está instalada a faculdade Uniesp, o nível da água subiu além do normal e vários carros que estavam estacionados ficaram submersos.
Em um deles só dava para ver uma pequena parte do teto. Um Fiat Strada foi arrastado contra um Ford Belina também estacionada em frente à faculdade.
A avenida ficou parecendo um rio e os motoristas que tentaram passar tiveram que ficar parados. Um motociclista que passava pelo local caiu, mas foi socorrido por populares.
O alagamento no trecho da av. dos Expedicionários não é a primeira vez que ocorre. O problema é antigo, desde quando no local havia as antigas instalações da Volkswagen.
Também houve alagamento na avenida José Bonifácio em frente o paço municipal onde constantemente há problemas quando chove.
A água tomou conta do pátio da Prefeitura e assustou quem passava por lá.
Uma senhora chegou a comentar com a reportagem: “Normalmente a gente do interior só vê isso em São Paulo e nunca imagina que pode acontecer em nossa cidade”.
Na mesma avenida dos Expedicionários, os bombeiros foram avisados de que na sede da Casa dos Médicos várias pessoas não conseguiam sair e pediram ajuda ao 193.
Na rua São Paulo altura do nº 2.432 populares ligaram para o Corpo de Bombeiros informando que uma Biz quase foi levada pela enxurrada, mas foi retirada a tempo por populares. Além desses locais a enxurrada foi muito forte em outros pontos da cidade.
Na rua Monte Castelo, uma Biz foi arrastada e ficou quase embaixo de um veículo.
Segundo os bombeiros, apesar da intensidade da chuva, não houve nenhuma vítima.
De acordo com o Cobom dos Bombeiros de Presidente Prudente que atende a solicitações da população, em Tupi Paulista, a enxurrada chegou a movimentar um veículo na avenida 9 de julho. Na avenida principal do bosque municipal uma senhora que estava dentro de um carro ficou nervosa porque chovia muito e queria sair, mas não conseguia.
A Polícia esteve no local e ajudou-a resolvendo a situação com segurança.
O Corpo de Bombeiros de Dracena mobilizou todas as guarnições que estavam de prontidão para o atender as solicitações via 193.
Por volta das 19 horas de ontem, a Estação Climatológica da Unesp de Dracena registrava 28,2 milímetros de chuva; a temperatura máxima do dia atingiu 32.5°C. Para ver mais sobre o momento das chuvas em Dracena acesse os vídeos do Portal Regional www.portalregional.net.br