Na primeira semana de dezembro, o legislativo realiza duas sessões. Segunda-feira, durante encontro ordinário, os vereadores discutem e votam projeto de lei e uma emenda
aditiva. Quarta-feira (2), a casa de leis promove sessão solene em homenagem ao aniversário da cidade. Na oportunidade, os edis entregam medalhas ‘8 de Dezembro’ a personalidades com atuação marcante em favor do município.

Filme velho
Proprietários de estabelecimentos de Sagres e de Osvaldo Cruz estão à beira de um ataque de nervos. É que a prefeitura da primeira comunidade forneceu alvará para que comerciantes paulistanos montem uma feira e vendam produtos de vestuário. Evidente que, para se deslocarem para tão longe, os paulistanos devem gozar de várias regalias. Há comentários de que, no ano passado, “a feira do Brás” instalou-se em Salmourão, levou muito dinheiro dos moradores e afetou seriamente as vendas das lojas da região.

Por aqui também
Mais de uma vez, administrações passadas também autorizaram a montagem de “feirinhas” nesta cidade. E foram oferecidos locais privilegiados na praça Arthur Pagnozzi. Os forasteiros vendiam desde colares a cocadas e quebra-queixos. Num verdadeiro acinte aos comerciantes devidamente legalizados que pagavam e continuam pagando tributos generosos à administração.

O caos na educação
Na edição de anteontem, a coluna agasalhou observações de uma educadora local sobre os rumos do Saresp, avaliação oficial do ensino da rede estadual paulista. E a preocupação da professora é totalmente justificada, uma vez que – este ano – registrou-se a menor participação de alunos, desde ao menos 2007. A presença pífia ocorreu em meio à ocupação de escolas por estudantes e a uma ação a favor do boicote ao exame, ambas em protesto contra a reorganização da rede, prevista pelo governo tucano.

Bem abaixo do esperado
Nesta edição do Saresp, realizada terça e quarta-feira, 1,2 milhão de alunos eram esperados, mas somente 913.059 compareceram (76% do total). Ou trocando em miúdos: de cada quatro, um não foi até a escola fazer o teste. E tem mais: o número não leva em conta quem foi fazer a prova e a rasurou como forma de boicote.

Chapéu, capa e sapatão
O Operador Nacional do Sistema Nacional (ONS) projeta um dezembro de muita chuva, principalmente nas regiões sudeste e centro-oeste. Por isso, as administrações municipais
já devem montar esquemas preventivos, a fim de minimizar os efeitos das chuvas, em áreas sujeitas a inundações e propícias à erosão. Com relação aos estados do sul, a advertência de que vendavais podem se repetir.

Fim de uma era
Em longa entrevista, concedida ontem, o atacante Luís Fabiano declarou que está encerrando seu ciclo no São Paulo. Daqui mais 10 ou 15 dias, o goleiro Rogério Ceni também se aposenta. Só que Ceni sai do Morumbi pelo portão da frente, deixando na memória dos torcedores a conquista de Brasileirões, Libertadores e mundiais interclubes. Em três passagens pelo tricolor, Fabiano faturou um inexpressivo torneio Rio-São Paulo (2011). Apesar de fazer parte do elenco do time campeão da Sul-Americana (2012), o atacante pouco atuou em função de contusões e reiteradas suspensões por indisciplina.