O Dia Mundial de Luta Contra a Aids ocorre na próxima terça-feira, 1º e apesar de não ter nenhum evento programado em Dracena, relativo à data, a Secretaria da Saúde informa que os interessados em realizar os exames para diagnóstico de HIV, podem procurar o Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão), todos os dias da semana para realizar gratuitamente o exame que detecta o HIV.
Em Dracena há 56 pacientes soropositivos que recebem os medicamentos (coquetéis) para tratamento da Aids. O uso dos remédios deve ser permanente, durante toda a vida do portador do vírus, porque a Aids não tem cura.
Conforme a Secretaria, não há na cidade uma faixa etária mais suscetível, nem diferença de sexos em que o vírus HIV se acentua. Os pacientes têm idades variadas e são tanto homens como mulheres. Entre eles, há os que vêm fazendo o tratamento há vários anos.
Porém o que se constata é a forma de contaminação do vírus. Na maioria dos casos, ocorre através da relação sexual sem o uso de camisinha.
Os medicamentos são fornecidos pelo Ministério da Saúde e atualmente o órgão preconiza que logo após a confirmação de soropositivo, o paciente deve começar a receber os medicamentos.
AUTOTESTE DE HIV- Na última sexta-feira, 20, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou nova resolução no combate ao HIV, que permite no Brasil, o autoteste para a triagem do vírus HIV, que poderá ser utilizados por usuários leigos.
Segundo o Ministério da Saúde, o país passa a ser um dos poucos do mundo a adotar esta estratégia, buscando ampliar o acesso ao diagnóstico e que se torna em mais um instrumento para auxiliar no controle da infecção no país.
A Anvisa atendeu ao Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, que solicitou o apoio da Agência para regulamentar a comercialização de autotestes de HIV em farmácias, drogarias, postos de medicamentos, serviços de saúde e programas de saúde pública.
O novo regulamento técnico tem como um dos objetivos o impacto na redução da transmissão do vírus e na queda do surgimento de novos casos.
A resolução estabelece que os produtos deverão conter informações claras que indiquem seu uso seguro e eficaz, incluindo ilustrações como fotografias, desenhos ou diagramas sobre a obtenção da amostra, execução do teste e leitura do resultado.
A norma também responsabiliza os produtores no esclarecimento quanto à janela imunológica humana, que é o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus e a produção de anticorpos no sangue, bem como orientações de conduta do indivíduo após a realização do teste.
A Anvisa considerou também a agilidade da resposta ao indivíduo e a relação risco-benefício da testagem. “Vale ressaltar que se trata de um método para triagem, o resultado obtido no teste, seja positivo ou negativo, deverá ser confirmado por um serviço de saúde especializado e em testes laboratoriais”, esclarece o Ministério.
Estimativas do Ministério da Saúde apontam que cerca de 140 mil brasileiros desconhecem serem portadores do HIV.