Sabe aquele brinquedo quebrado, rasgado ou que a criança não quer mais brincar e deixou de lado? Muitos deles ganham um único destino, o lixo.
A Cooperativa de Reciclagem de Tupi Paulista recebe toneladas de lixo mensalmente, entre eles estão os mais variados tipos de produtos. No entanto, a coordenadora do Meio Ambiente no município e da Cooperativa, Lurdes Grassi, percebeu um número acentuado de descarte de brinquedos e teve uma ideia. O brinquedo descartado poderia ganhar novos moldes e poderia fazer novamente uma criança feliz.
A partir disso, reuniu a equipe de catadores e pediu para que recolhessem todos os brinquedos que achassem em meio aos produtos recicláveis.
O trabalho vem ocorrendo desde o início do ano, e segundo a presidente da cooperativa Vera Lúcia da Silva, tem sido cada vez mais gratificante. “Poderíamos estar vendendo as peças desses brinquedos e tirando nosso sustendo, no entanto, queremos colocar sorrisos nos rostos daqueles que não vão receber nada neste Natal, afinal que criança não quer receber um brinquedo, uma boneca, um carrinho?”, disse.
Após recolhidos pelos catadores na cooperativa, os brinquedos passam por um minucioso processo. Voluntárias se reúnem toda semana na casa de Lurdes para dar banho de água fervente para retirada de detritos, as bonecas ganham roupinhas novas que são consertadas ou costuradas em máquina manual, os cabelos também são penteados, tudo para ganhar novos ares como se tivessem acabado de sair da loja.
Lurdes explica que até então os produtos eram estocados na sua própria residência, mas o projeto, que ainda não tem nome definido, foi ganhando tantas proporções, que foi necessário levar os brinquedos para um espaço na Secretaria Municipal de Agricultura. Atualmente já são mais de 400 brinquedos que estão prontos.
A intenção é doar todo o material que atenderá tanto meninos e meninas, em uma data que será agendada próximo ao Natal.