O major Ezequiel, comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar de Dracena falou por telefone na tarde de ontem, 16, com a reportagem do Jornal Regional sobre a av. Washington Luiz.
Ele frisou que o papel da instituição que representa é proteger as pessoas. Citou que neste primeiro final de semana de mudança na avenida, o resultado para os moradores que residem nas proximidades principalmente, foi positivo.
O major considerou que a instalação das placas na via foi um avanço, para que o sossego pudesse ser obtido. “Conversei com os policiais que trabalharam no final de semana no setor e eles me informaram que foi uma maravilha, tudo tranquilo”. Explicou que a PM não quer prejudicar ninguém, pelo contrário. “Neste primeiro momento estamos agindo preventivamente, queremos combater os problemas maiores no local, como o barulho perturbador, bebidas em excesso, drogas e até relações sexuais, em plena via”, ponderou o major Ezequiel afirmando que se o trabalho precisar passar por adequações passará.
Ele disse que o município tem uma legislação municipal sobre o controle do som, porém não aplicava a lei e quem sofria com o problema eram os moradores das imediações. “A perturbação de sossego no local era muito antiga ocorrendo por aproximadamente 15 anos”.
Frisou que a fiscalização continuará ocorrendo de maneira preventiva e posteriormente poderá até haver coerção, como por exemplo, com apreensões de veículos que estiverem fora da legalidade. “Já estamos providenciando a aquisição de um equipamento moderno de decibelímetro junto ao Governo do Estado, a fim de aferir a altura do som e constatar no ato a resposta, podendo dessa forma caso necessário fazer prova”. O decibelímetro é o equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora, e, consequentemente, intensidade de sons.
Major Ezequiel falou que está à disposição da população para adequar o trabalho, porém ressaltou que não pensa em retirar as placas instaladas, porque seria um retrocesso. Citou cidades vizinhas, como Junqueirópolis, Tupi Paulista e até Panorama que adotaram a mesma medida e obtiveram sucesso. “Sabemos que muitos jovens dessas cidades deixam seus municípios no final de semana e vêm para Dracena ficando nesta avenida causando perturbação, dizendo que aqui não há lei”.
Concluiu informando que caso comece a ser registrada poluição sonora em outros pontos da cidade, o trabalho preventivo de controle da Polícia Militar será feito de imediato visando o combate do problema desde o início, para não ocorrer como aconteceu com a Washington Luiz.
A lei municipal caberia a Prefeitura fiscalizar, porém como não ocorreu à população pediu o apoio da PM e esta por sua vez contou com o auxílio da administração municipal.
M