A Escola Estadual Orlando Guirado Braga, em Paulicéia, esteve com seus alunos desenvolvendo o Projeto da Secretaria do Meio Ambiente, com parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Com o tema “Programa nascentes – mata protegida, água na fonte”, foi desenvolvido em cima do acontecimento da escassez hídrica que vem ocorrendo em várias regiões do Estado.
Este projeto busca a conscientização da população paulista para a preservação ambiental.
O projeto foi desenvolvido pelos alunos da escola juntamente com a equipe gestora e a professora de Geografia, Agnes Aparecida de Souza Santos, a fim de que a comunidade escolar se fortalecesse em relação as políticas locais a favor da sustentabilidade socioambiental, principalmente no que se refere a preservação, conservação da água, nascentes, mata ciliares e biodiversidade.
Para tal projeto acontecer na teoria e na prática, os alunos do 2° ano B e 8° ano B, assistiram palestra sobre o assunto em questão. A palestra foi ministrada pelo professor de graduação da Unesp, André Valverde, que também pesquisaram artigos de revistas e jornais.
Logo após, os alunos montaram e apresentaram seminários em grupo, elaboraram paródias que abrangessem o conteúdo, montaram um coral e uma dança para apresentação na escola e recolheram cadernos velhos para reciclagem.
Para encerrar o projeto, foi realizada visita em uma propriedade rural do município, as margens do Córrego Itaí, onde existem nascentes. O acompanhamento dessa visita foi feita pelo engenheiro agrônomo Guilherme Batistela e pelo coordenador do Meio Ambiente Emerson Blaia, que além de conversarem com os alunos a respeito da importância das nascentes e da sua proteção, fizeram o plantio de mudas nativas próximos as nascentes visitadas.
A Prefeitura de Paulicéia, representada pelo prefeito Waldemar Siqueira (Mazinho), com parceria com a Uniflora Viveiro (Viveiro de mudas nativas e exóticas) de Tupi Paulista, contribuíram com a doação das mudas nativas plantadas no local.