Moradora da área central de Dracena afirma se sentir indignada com a situação que está vivenciando, sem poder podar corretamente as árvores em frente a sua residência. Ela, que preferiu não ter o nome divulgado, conta que procurou o serviço particular para que alguém fizesse a poda das árvores que já ultrapassam os fios da rede elétrica. No entanto, nenhum profissional quis fazer o serviço, devido o alto risco que apresenta. “Ela cresceu muito e os galhos estão pegando no fio de luz, por isso quando chove e em dias de ventos fortes os galhos batem nos fios e saem faísca”.
A moradora procurou a Central de Atendimento da Elektro (responsável por fornecer energia na região), mas a empresa afirma, segundo ela, que a responsabilidade seria do município.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e de acordo com o engenheiro ambiental e diretor da Pasta, Michel Carlos Rodrigues Crepaldi, a recomendação é para que os proprietários façam a manutenção das árvores para que não atinjam os fios.
“A Prefeitura não possui equipe habilitada para este tipo de serviço”, acrescentou Crepaldi. Ele pede que somente em casos de aterramento, o morador poderá estar solicitando a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que, a partir disso, entrará em contato com a empresa responsável pela energia.
Basta percorrer a cidade, para se deparar que inúmeras árvores apresentam o mesmo problema apontado pela moradora. Dezenas de árvores ultrapassam os fios de energia e nenhuma autoridade toma alguma providência. Levando em conta que os últimos dias tem sido de muitas chuvas acompanhadas de fortes rachadas de vento.