O Lions Clube de Adamantina promoveu mais um importante projeto educacional junto às crianças atendidas pelo Instituto de Assistência ao Menor de Adamantina (Iama).
Com o tema: “Descobrindo formas diferentes e atrativas de consumir frutas”, o projeto teve a participação de 100 crianças, com o objetivo de promover o contato da garotada com diferentes opções de frutas e ao mesmo tempo, incentivar a diversidade de frutas na alimentação.
Sob orientações da nutricionista Heloisa Gorni Mendonça, houve a apresentação das frutas e seus benefícios. Em seguida, as crianças foram orientadas sobre a importância de lavar as mãos antes de manipular qualquer alimento e usar touca quando for prepará-lo.
Após as orientações, aconteceu a parte prática do projeto onde as crianças produziram espetos de frutas e depois houve a degustação.
De acordo com a nutricionista Heloisa Gorni Mendonça, a formação do hábito alimentar começa desde os primeiros anos de vida, pensando nisso foi desenvolvido uma atividade de educação alimentar e nutricional voltado para as crianças.
“Algumas delas têm aversões por frutas por isso é importante mostrar a grande variedade de frutas, as diferentes formas de consumi-las, investindo em diferentes formas de apresentação, sendo uma boa dica para incentivar e aumentar o consumo de pelas crianças”, ressalta Mendonça.
Além disso, envolver a criança nas escolhas e no preparo dos alimentos é uma forma para que ela prefira alimentos mais saudáveis desde cedo.
“A atividade foi uma oficina sobre frutas, onde conversamos sobre a questão da higiene durante a manipulação e consumo de alimentos, sobre a importância de se consumir frutas e a variedade que existem, logo após foi realizado por cada criança a confecção de um espetinho de frutas”, explica a nutricionista.
Durante as atividades foi possível notar que os participantes estavam entusiasmados, curiosos e ao mesmo tempo apreensivos. Com o passar da atividade foram se soltando e respondendo a todas as perguntas.
“O desenvolvimento de uma oficina temática onde a criança é a protagonista na construção do conhecimento com abordagem facilitadora e estimulante amplia de uma forma mais simples o conhecimento delas sobre alimentação saudável”, completa Mendonça.
O projeto foi desenvolvido pelo Lions Clube de Adamantina em parceria com a nutricionista Heloisa Gorni Mendonça e apoio da diretoria do Iama.