O município de Lucélia sediou ontem, 10, a 19ª Reunião de trabalho com as primeiras-damas e presidentes de Fundos Municipais, que vem acontecendo em todo estado sob a coordenação da presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo (FUSSESP), Lu Alckmin.
O principal objetivo do encontro foi avaliar os resultados dos trabalhos que são realizados nos municípios em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado.
Os principais projetos são Escola de Moda, Escola de Beleza, Escola de Construção Civil, Padaria Artesanal, Praça de Exercícios do Idoso, Geração de Renda e Horta Educativa que acontecem no interior por meio de convênios celebrados entre o FUSSESP e os Fundos Municipais, e visam atender a população em situação de vulnerabilidade social de todo o Estado.
Cada cidade expôs o trabalho e os projetos desenvolvidos para a primeira-dama que conheceu o trabalho de cada município. Antes disso, houve uma abertura solene com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Lucélia, Maria Lucia Saldanha, prefeito Osvaldo Saldanha e presidente da Câmara Municipal, Valdecir Antônio Uemura e Lu Alckmin.
Osvaldo Saldanha frisou a importância dos projetos e enfatizou que a Horta Educativa tem sido o carro chefe. “Esse projeto é de uma dimensão muito grande e é motivo de satisfação ver as crianças felizes nos dias da colheita”, citou. Ele ainda mencionou a importância do Governo Estadual para o desenvolvimento do município através dos programas e convênios que são firmados.
Conforme a presidente do Fundo Social, de 2011 até o momento foram assinados aproximadamente 4.100 convênios em todo o Estado. Ela explicou que a reunião faz parte de uma série de 23 encontros que vem sendo realizado.
A presidente do Fundo Social contou sua trajetória de vida e falou sobre a perda do filho Thomaz Alckmin no dia 2 de abril. “Eu pude compreender que o Thomaz tinha se transformado em uma luz e essa luz seria o que iria me iluminar dali por diante no meu trabalho social e por incrível que pareça a partir do dia 2 de abril eu tenho no meu coração que eu quero fazer muito mais do eu já fiz”, disse ela emocionada. A mensagem deixada por Lu Alckmin emocionou a plateia.
Estiveram presentes no encontro as primeiras-damas e presidentes do Fundo Social dos 22 municípios das microrregiões de Adamantina e Dracena.