O Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão) esteve bastante movimentado na manhã do último sábado, 7, quando as dermatologistas Marilda Milanez Morgado de Abreu e Isabela Moura Vincenzi de Carvalho avaliaram 108 moradores de Dracena para diagnosticar casos de câncer de pele.
Quinze pacientes tiveram que ser encaminhados para pequenas cirurgias por apresentarem câncer ou alguma lesão pré-cancerosa, ou seja, lesões que poderiam se transformar futuramente num câncer de pele. No entanto, nenhum paciente teve diagnóstico grave, segundo a dermatologista, Marilda.
Ela ressaltou que a campanha foi excelente, sendo possível perceber a diminuição de casos graves, pois os pacientes estão sendo atendidos a tempo.
Em Dracena, a ação foi promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com apoio do Lions Clube Dracena Cinquentenário e Secretaria Municipal de Saúde.
O mutirão ocorreu simultaneamente em 23 estados para diagnosticar casos de câncer de pele. A ação reuniu, ainda, mais de 3 mil dermatologistas voluntários em mais de 120 postos de atendimento no País.
DOENÇA – O câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, surgem os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, e o mais perigoso deles é o melanoma – por apresentar alto índice de metástase e possibilidade de levar a morte. A radiação ultravioleta, além de favorecer o envelhecimento precoce da pele, é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer, que ocorre principalmente pela falta de cuidados de fotoproteção.