No sábado que passou, por volta das 6 horas, foi deflagrada ação operacional conjunta entre as polícias Civil e Militar, visando o combate ao tráfico ilícito de drogas em Dracena e região. A ação contou com a participação de policiais civis de toda a área da Delegacia Seccional de Dracena, além do GOE de Presidente Prudente e Adamantina, e de policiais militares do 25º BMP/I da Polícia Militar, totalizando mais de 80 policiais em 30 viaturas policiais.
Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, sendo 16 em Dracena, um em Junqueirópolis e um na cidade de Birigui, os quais foram expedidos pela 1ª Vara Judicial desta comarca de Dracena.
Em Dracena foi presa a faxineira T.A.M.A., de 23 anos, e apreendida a sua irmã, a menor T.F.A.A., de 17 anos, ambas pela prática de delito/ato infracional de tráfico ilícito de drogas.
Também foi preso o comerciante M.J.S., de 41 anos, pela prática de crime contra as relações de consumo, posto que em seu estabelecimento comercial foi localizado vários gêneros alimentícios com o prazo de validade vencidos e cigarros do Paraguai expostos à venda.
Na residência do açougueiro L.L., de 25 anos, foram localizados um cano de espingarda cartucheira, calibre 36, além de quatro cartuchos de munição de fuzil calibre 7.62 com a espoleta deflagrada, sendo o material devidamente apreendido.
Uma menor residente no bairro Tonico André, também foi apreendida em cumprimento a mandado de internação expedido pela Vara da Infância e Juventude local.
Tanto em Dracena quanto em Junqueirópolis foram surpreendidos dois indivíduos portando entorpecente, sendo elaborado em desfavor dos mesmos os respectivos termos circunstanciados.
Após o cumprimento dos mandados, em continuidade ao trabalho da força-tarefa, os policiais civis e militares dirigiram-se até a Penitenciária de Junqueirópolis.
Em razão de trabalho de inteligência policial feito anteriormente, foram abordadas algumas visitas de presos, as quais eram suspeitas de estarem introduzindo droga na referida Unidade Prisional.
No local foram presas quatro visitantes, sendo elas a empregada doméstica C.S.S.M., de 46 anos, a auxiliar administrativa M.R.S., de 33 anos e K.F.C., do lar, de 27 anos, todas moradoras de São Paulo, além de E.C.S.C., do lar, de 26 anos, esta residente em Penápolis. Elas traziam drogas introduzidas no órgão genital visando introduzi-las na unidade prisional onde seus companheiros e maridos estavam cumprindo pena.
Ainda foram efetuadas abordagens em um ônibus na qual estavam dez visitantes, sendo presas a auxiliar de limpeza L.C.P., de 31 anos e a autônoma E.H.N.P.S., de 28 anos, ambas residentes na capital paulista, uma vez que traziam drogas em suas bolsas de viagem.
Foram realizadas buscas ainda em uma residência situada em Dracena, utilizada pelas visitantes como uma pensão/habitação coletiva, sendo também localizada drogas e presa a acusada A.E.F.L., auxiliar administrativa, de 32 anos, moradora de Baureri.
Durante a ação operacional, foram presas 9 pessoas e apreendida um menor de idade em flagrante delito, sendo ainda apreendida outra menor em decorrência do cumprimento do mandado judicial.
Apreendeu-se 3.240,88 quilos de drogas, entre maconha e cocaína.
As presas pela prática de tráfico ilícito poderão, caso sejam condenadas, sofrerem pena de 5 a 15 anos de reclusão, com aumento de pena em vista de ter sido cometido nas imediações de unidade prisional, tendo sido encaminhados à disposição da Justiça para as respectivas penitenciárias.